Torcedores do Carabobo fizeram xingamentos racistas na chegada dos jogadores do Atlético-MG no estádioReprodução de vídeo / GaloTV
Conmebol anuncia multa a clube venezuelano por insultos racistas na Libertadores
Torcida do Carabobo atacou jogadores do Atlético-MG na chegada ao estádio
A Conmebol anunciou nesta quarta-feira (15) que a comissão disciplinar da entidade aplicará multa de 100 mil dólares (R$ 531 mil) ao Carabobo, da Venezuela, pelos insultos racistas proferidos por parte da torcida venezuelana na chegada ao estádio dos jogadores do Atlético-MG. O fato aconteceu no jogo de ida da segunda fase da preliminar da Libertadores em 22 de fevereiro.
A partida terminou 0 a 0 e no jogo de volta o Galo eliminou os venezuelanos com uma vitória por 3 a 1, no Mineirão. Naquele dia, os jogadores do Galo foram recebidos com gritos de 'macaco' na chegada ao Estádio Olímpico UCV. Ainda antes do jogo, o Atlético-MG repudiou a situação nas redes sociais.
"O Clube Atlético Mineiro repudia veementemente as ofensas racistas e xenofóbicas dirigidas à nossa delegação durante a chegada do time ao estádio Olímpico de Caracas", afirmou o clube.
Após o jogo na Venezuela, o zagueiro Jemerson, do Atlético-MG, lamentou a atitude da torcida venezuelana e pediu mais punições para esse tipo de situação.
"Eu acho que é uma coisa que acontece repetidamente. Espero que as autoridades tomem alguma providência, porque se não nada acontece. Até quando? Acho que as autoridades têm que rever", disse o jogador.
A Conmebol também se posicionou contra as manifestações racistas e destacou que em maio do ano passado o Conselho da entidade alterou o Código Disciplinar e aumentou as penas para atos discriminatórios.
"A Conmebol considera absolutamente inaceitável qualquer manifestação de racismo e outras formas de violência em seus torneios. Em maio de 2022, o Conselho da Conmebol modificou o Código Disciplinar, aumentando as penas para atos discriminatórios. O racismo não tem espaço na festa do futebol sul-americano. Basta de racismo!", destacou.
Um dia após o jogo de ida contra o Atlético-MG, a equipe venezuelana repudiou os atos e reforçou a ação no campeonato local, com seus torcedores. No jogo seguinte do Carabobo, o time fez uma ação contra o racismo e os jogadores posaram com uma faixa com os seguintes dizerem: ‘Juntos dizemos não ao racismo’.
Depois de eliminar o Carabobo, o Atlético-MG decide nesta quarta-feira (15/3), a partir das 21h30, no Mineirão, uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores contra o Millonarios, da Colômbia. Para passar à próxima fase, o time alvinegro precisa de uma vitória simples contra os colombianos.