Gavi, do Barcelona, em ação na partida contra o ElcheM. Ramon/AFP

O Elche apresentou uma denúncia contra o Barcelona devido à suposta escalação irregular do meia Gavi, no confronto realizado no último fim de semana, pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol, vencido pelo clube catalão pelo placar de 4 a 0.
O Comitê de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) abriu chamado para reunião e aguardará as alegações da diretoria do Barça até a próxima segunda-feira (10). As informações são do diário "As".
A suposta escalação irregular de Gavi teria acontecido por uma quebra de regulamento. Em 2022, a RFEF aprovou visto para que o jovem pudesse jogar com a equipe principal, mesmo que seu status pertencesse às categorias de base. 
Em meio à situação financeira delicada, o Barcelona, então, renovou o contrato de Gavi e pretendia registrar o novo vínculo junto à LaLiga, que não permitiu a alteração. O caso foi levado à Justiça, que concedeu liminar e desagradou a organização da competição, mas foi derrubado após solicitação de tempo para melhor estudo sobre as condições.
Assim, Gavi voltou a ser um jogador das categorias de base, e a La Liga afirma que a situação do meia está legal, uma vez que retornou ao estágio inicial quanto à permissão. O Elche, por sua vez, argumenta com base no artigo 141 da RFEF, sobre impedimento de um atleta registrado com licença cancelada.