Gabriel Vasconcellos em ação pelo CoritibaDivulgação / Coritiba

Após a derrota por 3 a 0 para o Flamengo no último domingo (16), o goleiro do Coritiba, Gabriel Vasconcellos, reclamou da nova regra que limita a movimentação dos goleiros antes das cobranças de pênaltis. Segundo o jogador, de 30 anos, que sofreu um gol de penalidade de Gabigol na partida contra o Rubro-Negro, essas regras "engessam" o futebol.
"A orientação é que não podia me movimentar, não fazer mais nada. Daqui a pouco vão engessar o goleiro e falar para o cara bater. Ali é uma disputa do atacante com o goleiro. São regras que vão engessando o futebol", afirmou Gabriel, em entrevista pós-jogo.
A nova regra afirma que o goleiro não pode se comportar para distrair injustamente o batedor de pênaltis. Isso inclui provocar, atrasar a cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol. Ela entrou em vigor nessa temporada após decisão da Ifab, órgão que regula as regras do futebol internacional.
A discussão iniciou após a polêmica envolvendo o goleiro Emiliano Martínez, da seleção argentina. Durante a Copa do Mundo do Catar, o campeão do mundo se popularizou por perturbar os batedores adversários.