Márcio Henrique, de 20 anos, participará do recrutamento da NBA em 2023Marcos Limonti/Franca Basquete

O Brasil terá um representante no Draft da NBA em 2023. Promessa do basquete brasileiro, Márcio Henrique confirmou neste domingo (23) a inscrição para o evento de recrutamento da liga norte-americana, no dia 22 de junho, no Barclays Center, em Nova York. 
Márcio Henrique, de 20 anos, defende o Franca. O ala-pivô tem 2,04m e teve médias de 8,8 pontos e 4,5 rebotes no NBB na temporada 2022/23. Na fase de classificação para os playoffs, o time paulista venceu todos os 32 jogos e teve a melhor campanha geral.
Recentemente, o Franca conquistou o título da Liga dos Campeões da América após derrotar o Flamengo na decisão. O time paulista foi campeão invicto. Márcio Henrique terminou o torneio com médias de 8,5 pontos e 5,7 rebotes em 16,3 minutos por jogo. 
Mário Henrique é agenciado por uma empresa que tem parceria com a Klutch Sports. A agência é a principal de esporte nos Estados Unidos e trabalha com nomes como LeBron James, Anthony Davis, Draymond Green, Trae Young e Anthony Edwards. 
Para participar do recrutamento da NBA, Mário Henrique passou por um período de treinos numa academia especializada no desenvolvimento de atletas para atuar na liga norte-americana. A academia trabalha com nomes como Kawhi Leonard e Jaylen Brown.
No ano passado, o Brasil foi representado por Gui Santos, selecionado pelo atual campeão Golden State Warriors, na 55ª escolha (de um total de 60). O brasileiro foi emprestado para o Santa Cruz Warriors, da liga de desenvolvimento da própria NBA.