Vini Jr sofreu racismo na partida entre Real Madrid e ValenciaJose Jordan/AFP

O Valencia conseguiu uma redução da punição dada pela Real Federação Espanhola de Futebol pelo caso de racismo de sua torcida contra Vini Jr. Apesar da decisão do Comitê de Apelação da entidade, o clube entrará com novo recurso para pedir a suspensão cautelar da sanção.
Já a decisão de retirar o cartão vermelho recebido por Vini Jr, na derrota do Real Madrid por 1 a 0 para o adversário, foi mantida.
A decisão inicial da federação espanhola era o fechamento por cinco jogos do setor do estádio Mestalla, onde os ataques racistas foram proferidos. Com a redução, o Valencia terá o setor fechado por três jogos. Além disso, a multa de 45 mil euros (cerca de R$ 241 mil) passou para 27 mil euros (R$ 144 mil).
Entretanto, o Valencia considera que sua pena é desproporcional e injusta, e mantém o argumento de que houve manipulação dos fatos. O clube alega que os torcedores gritaram "tonto" e não "mono" (macaco em espanhol).
Com 40 pontos e na luta contra o rebaixamento a duas rodadas do fim do Campeonato Espanhol, o Valencia joga em casa contra o Espanyol e queria contar com o estádio Mestalla completamente cheio.