Zé Roberto disputará sua sexta Olimpíada seguida com o BrasilDivulgação/FIVB

Tóquio - Técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães celebra marca de nove Olímpiadas disputadas. A estreia foi em Montreal, em 1976, ainda como jogador. No domingo (24), com a vitória sobre o Japão por 3 sets a 2, garantiu a participação em sua nona edição ao carimbar a vaga do Brasil nos Jogos de Paris.
Ao longo do confronto, Zé Roberto estava muito agitado e parecia jogar junto das brasileiras. A cada bola que passava à sua frente, entrava em quadra para ajudar as jogadoras. No fim, veio a sensação de dever cumprido. 
"Eu estou feliz. Passamos por muitas dificuldades. A gente sabia das dificuldades que iria encontrar. A aclimatação aqui e a última partida contra o Japão. Não podia deixar de ser, de novo, 3 a 2. Sufoco. Parabéns para toda a comissão técnica, para todas as meninas. Paris, aí vamos nós", celebrou o treinador, em entrevista ao 'SporTV'.
Com a vaga garantida no Pré-Olímpico, a seleção consegue ter mais tranquilidade. Agora, tendo a classificação garantida, o Brasil não precisará buscar resultados na Liga das Nações do ano que vem, último desafio antes dos Jogos de Paris. Será um tempo a mais para acertar o time em busca do ouro olímpico.
O Brasil teve dificuldade em alguns momentos, como na vitória sofrida sobre a Bulgária. A morte de Walewska, entretanto, foi um baque inesperado. Com a derrota para a Turquia, a seleção tinha chances de chegar à última rodada sem poder se classificar. No fim, porém, a vaga foi garantida.