Messi com o troféu da Copa do Mundo: Argentina voltará a receber um jogo do torneio em 2030Odd Andersen / AFP

A Fifa definiu um formato inédito para a Copa do Mundo de 2030, com Argentina, Uruguai e Paraguai recebendo três jogos, enquanto Espanha, Portugal e Marrocos sediarão o restante do torneio. A decisão aconteceu nesta quarta-feira (4), durante o conselho da entidade.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou a novidade, com o estádio uruguaio Centenário como palco da abertura. Argentinos e paraguaios jogarão a primeira rodada em casa. Essa foi a forma encontrada pela Fifa para homenagear os 100 anos da primeira Copa do Mundo, disputada em 1930, no Uruguai.
"Acreditamos Sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura", postou Domínguez nas redes sociais.
Argentina, Paraguai e Uruguai, assim como o Chile, lançaram candidatura em conjunto para receber a edição de 2030. Entretanto, segundo o presidente da Conmebol, a Fifa definiu que apenas os três primeiros países receberiam jogos nesse novo formato.  Com isso, as três seleções já estão classificadas para o torneio.
A candidatura de Espanha, Portugal e Marrocos acabou definida como a principal para receber a maioria do jogos da Copa do Mundo de 2030, que será histórica, com jogos em três continentes: África, América do Sul e Europa. O palco da final não foi anunciado, mas provavelmente será em um estádio espanhol.
"A Copa do Mundo do Centenário não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou, e será disputada em três continentes. Vamos começar aqui e terminar na Europa, onde será a final", explicou Domínguez em coletiva.
Assim como a de 2026, a Copa do Mundo de 2030 terá 48 seleções e um total de 104 partidas.