Rebeca Andrade, estrela da ginástica artística, é uma das candidatas ao prêmioRicardo Bufollin / CBG

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou, neste domingo (3), os nomes que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano de 2023 no Prêmio Brasil Olímpico. Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia), Bia Haddad (tênis) e Rebeca Andrade (ginástica artística) são as concorrentes femininas. Já no masculino, a disputa será entre Filipe Toledo (surfe), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Marcus D'Almeida (tiro com arco). No Rio de Janeiro, os vencedores serão revelados no dia 15 de dezembro.
O público poderá definir o prêmio Atleta da Torcida, votando através do link. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) selecionou os candidatos: Barbara Domingos (ginástica rítmica), Beatriz Ferreira (boxe), Flavia Saraiva (ginástica artística), Augusto Akio (skate), Darlan Souza (vôlei) e Guilherme Costa (natação).
Jornalistas, dirigentes, a Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte foram os responsáveis pela escolha dos indicados ao prêmio e dos melhores das modalidades. Esta edição, inclusive, tem categorias inéditas: Equipes do Ano (masculina e feminina), Retorno do Ano e Atleta Revelação. Os dois últimos, também contam com votação do público.