Flamengo e Fluminense farão clássico na semifinal do Campeonato CariocaLucas Merçon/Fluminense

Rio - Após decidirem o título do Campeonato Carioca nos últimos quatro anos, Flamengo ou Fluminense vão se enfrentar, desta vez, na semifinal. Com isso, um deles fará a final contra Vasco ou Nova Iguaçu, enquanto o outro terá quase 20 dias de descanso por causa da eliminação.
Flamengo e Fluminense se enfrentam nos dias 9 e 17, no Maracanã. O vencedor enfrenta Vasco ou Nova Iguaçu na final, nos dias 31 de março e 7 de abril. Enquanto o eliminado terá quase 20 dias de descanso, o finalista terá a estreia da Libertadores, entre os dias 2 e 4 de abril, em meio a decisão do Carioca.
Atual bicampeão da Taça Guanabara, o Fluminense liderou o turno até a 8ª rodada, quando foi superado pelo Flamengo nos critérios de desempate. O Tricolor ainda se manteve empatado com o Rubro-Negro até o clássico pela 10ª rodada e ainda foi superado por Nova Iguaçu e Vasco, posteriormente.
O Flamengo evitou o tricampeonato tricolor e conquistou a Taça Guanabara. O Rubro-Negro, assim como o Nova Iguaçu, terá a vantagem do empate na semifinal. Ou seja, Fluminense e Vasco só chegam à final se levarem a melhor no placar agregado. 
Desde 2020, Flamengo e Fluminense decidiram o título do Carioca. O último campeão estadual sem ter sido a dupla Fla-Flu foi o Botafogo, em 2018. Já o Vasco, por sua vez, tenta encerrar um jejum que completará oito anos em 2024.