Norris encerrou a temporada de 2024 da Fórmula 1 com vitória em Abu DhabiHamad I Mohammed / AFP

Abu Dhabi (EAU) - Na última corrida da temporada, Lando Norris venceu o GP de Abu Dhabi. O triunfo do piloto, inclusive, confirmou o título da McLaren no Campeonato de Construtores pela primeira vez após 26 anos.
O último título da escuderia havia acontecido em 1998, com Mika Hakkinen e David Coulthard como pilotos. A disputa, no entanto, foi intensa, já que a equipe britânica, com 640 pontos, chegou para a etapa decisiva brigando com a Ferrari, que tinha 619, pela liderança. 

Pole e reação

Apesar da ansiedade, a McLaren se preocupou logo na largada. Piastri se envolveu em um incidente com Max Verstappen e o australiano caiu para as últimas posições. Aliado a isso, Leclerc fez uma corrida de recuperação espetacular e saltou de penúltimo para terceiro ao longo da voltas.
No entanto, Lando Norris, que largou em primeiro, conseguiu manter sua posição em praticamente toda a corrida, controlou as ofensivas de Carlos Sainz e garantiu o único resultado que interessava para a sua equipe.

Despedida

A etapa de Abu Dhabi também marcou a última corrida de Lewis Hamilton pela Mercedes. Após 12 temporadas na equipe, o piloto irá para a Ferrari em 2025. Porém, antes, ele fez questão de se despedir em grande estilo. 
O britânico, que largou em 16º, se recuperou ao longo da corrida e conseguiu cruzar a linha de chegada em quarto, ultrapassando Russell, agora seu antigo companheiro de equipe, nos momentos finais da prova.
 

Veja a classificação do GP de Abu Dhabi:

1º - Lando Norris (McLaren)
2º - Carlos Sainz (Ferrari)
3º - Charles Leclerc (Ferrari)
4º - Lewis Hamilton (Mercedes)
5º - George Russell (Mercedes)
6º - Max Verstappen (Red Bull)
7º - Pierre Gasly (Alpine)
8º - Nico Hulkenberg (Haas)
9º - Fernando Alonso (Aston Martin)
10º - Oscar Piastri (McLaren)
11º - Alexander Albon (Williams)
12º - Lance Stroll (Aston Martin)
13º - Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
14º - Guanyu Zhou (Sauber)
15º - Jack Doohan (Alpine)
16º - Kevin Magnussen (Haas)
Liam Lawson (Racing Bulls) - não completou
Valtteri Bottas (Sauber) - não completou
Franco Colapinto (Williams) - não completou
Sergio Pérez (Red Bull) - não completou