Nadadores invadiram a Praia de Copacabana para os 15 anos do RRMDivulgação / Effect Sport)
O Rei e Rainha do Mar ofereceu atrações para toda a família, com provas dedicadas também às crianças. Foram dois dias de programação, sábado e domingo, na 48ª edição do evento, criado e organizado pela agência Effect Sport.
O marco de 15 anos foi celebrado com uma prova especial. Dividido em dois dias, sendo 10 km no sábado e 5 km no domingo, atletas foram para a água para completar 15 km do desafio, em percurso que incluiu a Praia do Diabo, Arpoador, Ipanema e Leblon. O céu azul claro no final de semana complementou o cenário deslumbrante do trajeto.
Inclusão e democracia são pilares do Rei e Rainha do Mar, e o pódio do Desafio 15 Anos ilustra bem isso. A jovem Beatriz Fleury Maia, de apenas 19 anos, foi a grande campeã no feminino, seguida por Georgia Moreira e Anne Brumana, respectivamente. “Não consegui nadar bem nos 10k, mas deu tudo certo no 5k. O mar estava lindo, o astral do evento é espetacular, e estou muito feliz com essa conquista”, celebrou a vencedora.
Já entre os homens, Luiz Felipe Lebeis, de 40 anos, dominou as duas provas do desafio para garantir o título. Experiente, ele participa desde a primeira edição do evento, em 2009, e teve a companhia de Thiago Toshio e Mauro Monteiro no pódio, respectivamente. Lebeis nadou os 15 km em 3 horas e 14 minutos, enquanto Beatriz ficou no mar por 4 horas e 5 minutos para sagrar-se campeã.
“Foi um final de semana perfeito. Foi uma experiência incrível, tanto no sábado como no domingo, com condições perfeitas hoje. Participo desde sempre, e a cada ano o evento fica melhor. Foi um desafio muito legal de se fazer”, disse Lebeis.
A etapa ainda contou com provas para atletas experientes e iniciantes, no feminino e masculino, como Open (500 metros), Sprint (1 km), Classic (2,5 km), Challenge (5 km) e Super Challenge (10 km). O Beach Biathlon misturou natação e corrida, com percurso de 1 km no mar e 2,5 km na areia, enquanto o Beach Run ofereceu opções de 2,5 km e 5 km. As crianças também participaram em provas Kids Swim e Kids Run. Os resultados completos de todas as disputas estão disponíveis por meio do site reierainhadomar.com.br.
Criado em 2009, o evento chancelado pela Global Swim Series já reuniu mais de 125 mil atletas profissionais e amadores ao longo da história, sendo 48 edições no Brasil e no exterior. O nascimento foi em Copacabana, no Rio de Janeiro, até hoje seu palco mais tradicional, e ganhou o mundo. Ubatuba (SP), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE) e Brasília (DF) já receberam o Rei e Rainha do Mar, além de cidades como Niterói, Cabo Frio e Búzios, também no Rio de Janeiro. Logo no ano seguinte ao nascimento, o evento cruzou o oceano e realizou sua primeira edição internacional, em Lisboa, Portugal.
“Vivenciamos um final de semana inesquecível, a altura do marco de 15 anos do maior evento de esportes de praia do mundo. O Rei e Rainha do Mar é um evento especial, que se preocupa com cada detalhe para que a experiência do participante seja única. É um time muito dedicado que promove o evento, em cada segmento. Nossa conquista é o sorriso estampado no rosto do atleta, seja na largada, durante as provas, na linha de chegada ou na confraternização de sua conquista com familiares e amigos”, comemorou o CEO da Effect Sport e ex-nadador, Pedro Rego Monteiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.