Troféu do Brasileirão: IAs apontaram que ficará longe da disputa e terá de se preocupar com Z-4Divulgação / CBF

Além de apostar em quem será o campeão, as Inteligências Artificiais do ChatGPT, da DeepSeek, do Gemini e do Copilto também deram seus palpites em relação aos clubes que têm grande risco de rebaixamento no Brasileirão de 2025. E os quatro modelos de IA, sem correrem muitos riscos e com explicações genéricas, praticamente concordaram com as indicações, mas chegou a sobrar para Vasco, Santos e até Botafogo.
O Cruz-Maltino foi citado por Gemini, do Google, que também incluiu o Santos, e a chinesa DeepSeek. O argumento para o time de Vegetti e Coutinho foi baseado em análises de sites esportivos, e levou em consideração o histórico recente de campanhas de luta contra o Z-4, à exceção de 2024.
Já a equipe de Neymar foi lembrada pelo fato de vir da Série B no ano passado, já que muitas equipes que retornaram à elite têm dificuldade.

Até o Botafogo entra na lista

Por outro lado, três IAs apontaram Mirassol, Ceará, Sport e Bragantino como fortes candidatos ao rebaixamento. Já Deepseek foi a única a cravar os quatro do Z-4, mas errou feio ao incluir Cuiabá e Atlético-GO, dois times que estão na Série B, junto a Juventude e Vitória, os dois citados por todos.
O modelo da IA cometeu outros erros ao incluir América-MG, Coritiba e Criciúma em sua análise e chamou a atenção ao citar o Botafogo como "surpresa possível" se tiver uma crise interna, assim como o Vasco.
O ChatGPT também errou na análise de Juventude e Ceará ao se confundir com o histórico recente de ambos na Série A.

A análise das IAs sobre o rebaixamento no Brasileirão

Gemini
"As equipes que sobem da Série B geralmente enfrentam dificuldades de adaptação, o que aumenta o risco de rebaixamento. Times como o Santos, Sport, Mirassol e Ceará retornam à elite do futebol brasileiro em 2025".
"Algumas equipes que lutaram contra o rebaixamento em temporadas anteriores ou que enfrentam problemas financeiros e administrativos podem estar mais vulneráveis.
Times como Vasco, Bragantino, Vitória e Juventude, que segundo as análises, entram no campeonato com o objetivo de permanecer na Série A".
Deepseek
"Cuiabá (Nota da Redação: informação errada, pois está na Série B) – Time que vive oscilações e depende muito de jogadores emprestados. Se não reforçar bem, pode sofrer;

Juventude – Retornou à Série A em 2024 e, sem um investimento robusto, pode ter dificuldades para se manter;

Atlético-GO (N. R.: informação errada, pois está na Série B) – Vive um momento de instabilidade financeira e, se não montar um elenco competitivo, pode repetir sustos de temporadas passadas;

Vitória – O time baiano retornou à elite em 2024, mas historicamente sofre para se manter. Dependerá muito da janela de reforços;

Criciúma (N. R.: informação errada, pois está na Série B) – Outro recém-promovido que, sem um planejamento forte, pode acabar na zona da degola".

"Times que podem entrar na briga, mas têm mais chances de escapar:
- Coritiba (N. R.: informação errada, pois está na Série B) – Se não se reorganizar após campanhas recentes ruins, pode sofrer de novo.
- Bahia – Apesar do investimento do City Football Group, ainda precisa de consistência para fugir do Z4.
- América-MG (N. R.: informação errada, pois está na Série B) – Já caiu em 2023 e, se não reforçar bem, pode correr risco novamente."

Surpresa possível?
Um time como Botafogo ou Vasco poderia entrar na zona de rebaixamento se tiver uma crise interna, mas acredito que ambos tenham estrutura para ficar na metade da tabela".

ChatGPT
"- Juventude: Recém-promovido à Série A (nota da redação: a informação estáerrada, pois jogou em 2024), o clube de Caxias do Sul tradicionalmente enfrenta desafios para se manter na elite do futebol brasileiro.;
- Mirassol: Estreante na Série A, o time paulista pode encontrar dificuldades devido à falta de experiência na primeira divisão;
- Ceará: Embora tenha se mantido na Série A nos últimos anos (nota da redação: informação errada, pois estava na B), o clube cearense precisa apresentar consistência para evitar a zona de rebaixamento.;
- Vitória: Após retornar à elite, o clube baiano busca estabilidade, mas pode enfrentar obstáculos para se firmar na Série A;
- Sport: Outro clube tradicional que retorna à Primeira Divisão e precisará lutar para garantir sua permanência".
Copilot
"- Mirassol: Estreante na Série A, o clube tem como principal objetivo se manter na elite;
- Ceará e Sport: Ambos retornaram à Série A após temporadas na Série B e enfrentam desafios para se consolidar;
- Vitória, Red Bull Bragantino e Juventude: Essas equipes tiveram dificuldades na última temporada e precisam melhorar para evitar a zona de rebaixamento".