O Selhurst Park é a casa do Crystal PalaceDivulgação/X @CPFC
Excluído da Liga Europa, Crystal Palace recorre à Corte Arbitral do Esporte
O time inglês foi colocado na Liga Conferência
Nesta terça-feira, 22, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou que recebeu o recurso do Crystal Palace, que tenta reverter sua exclusão da Liga Europa. Os Eagles foram tirados da competição e colocados na Liga Conferência por causa da regra de propriedade multiclubes prevista no Artigo 5 do Regulamento de Competições de Clubes da Uefa.
Segundo a CAS, o Palace quer anular a decisão do Órgão de Controle Financeiro de Clubes (CFCB) da Uefa. Além disso, em um trecho do comunicado, a Corte informou que: "O Crystal Palace solicita a readmissão à Liga Europa da UEFA 2025/2026, com a admissão do Nottingham Forest rejeitada. Alternativamente, o Crystal Palace solicita a readmissão à Liga Europa da UEFA 2025/2026, com a admissão do OL rejeitada".
O Nottingham Forest, citado acima, seria o clube que herdaria a vaga do Crystal Palace na próxima edição da Liga Europa.
No dia 11 de julho, a Primeira Câmara do Órgão de Controle Financeiro de Clubes (CFCB) da Uefa decidiu excluir o Crystal Palace da Liga Europa e admiti-lo na Liga Conferência. Isso porque o Lyon também se classificou para jogar a competição continental.
O Palace se manifestou no mesmo dia e se mostrou "extremamente consternado" com a decisão. Além disso, anunciou que não descartava ir à Corte Arbitral do Esporte.
O Artigo 5.01 do Regulamento de Competições de Clubes da Uefa diz que, "para garantir a integridade das competições" da entidade, "o clube deve ser capaz de provar que, em 1º de março de 2025," alguns critérios de propriedade multiclube foram atendidos.
A Eagle Football Holdings, do americano John Textor, é acionista majoritária do Lyon. Em junho, o Crystal Palace informou que o empresário vendeu suas ações a Woody Johnson, com a aprovação da Premier League e da Superliga Feminina pendentes.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.