Cuesta. Resende x Botafogo pelo Campeonato Carioca no Kleber Andrade. 5 de Marco de 2023, Cariacica, ES, Brasil.Vitor Silva/Botafogo.

Rio - O Botafogo perdeu dois mandos de campo no julgamento desta segunda-feira (6), no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), mas não cumprirá já na próxima quarta-feira, contra a Portuguesa, no Raulino de Oliveira, pela 11ª rodada do Taça Guanabara, a fase de classificação do Campeonato Carioca.
Isso porque, de acordo com o Regulamento Geral de Competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o clube réu não teve o espaço necessário entre data de publicação da pena e realização do compromisso - o Botafogo, inclusive, já divulgou todo o serviço e iniciou a comercialização de ingressos.
"A perda do mando de campo não será executada na primeira partida após a publicação da sanção, caso o prazo entre a publicação da sanção e a data da partida seja inferior a 5 dias nas competições profissionais e 3 dias nas competições não profissionais."
Em contrapartida, a diretoria alvinegra ainda espera mais detalhes sobre a punição, já que apenas foi informada a perda de mando de campo, sem especificações de localidade ou distância da capital. O Glorioso, vale lembrar, não atua no Nilton Santos por conta de obras no gramado.
O Botafogo levou tal punição por conta dos episódios no clássico contra o Flamengo, no dia 25/2, no Mané Garrincha, em Brasília. O clube da estrela solitária, mandante do duelo, foi enquadrado em três artigos: queda de energia (artigo 211 do CBJD), invasões no gramado (artigo 213) e objetos arremessados (artigo 213), sendo punido apenas com base na última denúncia. Além disso, uma multa de R$ 20 mil foi aplicada.