Se o Nilton Santos foi grande trunfo no turno, Botafogo não vence no estádio há oito jogosVitor Silva/Botafogo

O Botafogo foi de campanha histórica e inédita no turno, com 47 pontos e 82,4% de aproveitamento, a pontuação de rebaixamento no returno, com uma rodada de antecipação. Com o empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, no domingo (3), o Glorioso chegou aos 17 pontos e não consegue mais sair do Z-4 simbólico da segunda metade do Brasileirão.
Por outro lado, o Atlético-MG, que conseguiu uma impressionante arrancada do 10º lugar para ser o campeão simbólico do returno, chegando subindo de 27 para 39 pontos e sem mais ninguém para alcançá-lo na última rodada. O Palmeiras, em segundo, tem 35.

Dois Botafogos no mesmo campeonato

Se na primeira metade do Brasileirão o Botafogo colocou a mão na taça, o time teve uma também derrocada histórica. Com 10 jogos sem vencer, o Glorioso soma 17 pontos e apenas três vitórias em 18 rodadas do returno. consequentemente, não consegue mais alcançar o Cuiabá, que tem 20 pontos e cinco vitórias.
Confirmado no Z-4 da segunda metade do brasileirão, o Botafogo faz companhia aos três clubes que já estão rebaixados matematicamente e com antecedência. E ainda corre o risco de cair para penúltimo colocado se perder para o Internacional, no Beira-Rio, e Coritiba e América-MG vencerem. Só o Goiás, que somou 13 pontos, não pode mais alcançá-lo.


Veja o comparativo das campanhas do Botafogo nos dois turnos


- Campeão do turno
1º colocado - 47 pontos, com 15 vitórias, dois empates e duas derrotas. Foram 35 gols marcados e 11 sofridos, com um aproveitamento de 82,4%.
- Z-4 no returno
17º colocado - 17 pontos, com três vitórias, oito empates e sete derrotas. Foram 22 gols marcados e 23 sofridos, com um aproveitamento de 31,4%.