Tiago Nunes Vitor Silva / Botafogo

Rio - Faltando apenas quatro jogos para o fim da Taça Guanabara, o Botafogo está no momento fora do G-4 da competição. Em busca da classificação, para evitar repetir o vexame de 2023, o Alvinegro terá apenas os clássicos como confrontos diretos de equipes que lutam pela classificação.
Atualmente, o Alvinegro tem 11 pontos, um a menos que o Vasco e seis a menos que o Fluminense, adversários que o clube carioca ainda enfrenta antes do fim da Taça Guanabara. Porém, o clube carioca está atrás do Nova Iguaçu e também briga diretamente contra o Boavista e o Madureira pelo G-4.
O Botafogo já enfrentou os três clubes pequenos e com um retrospecto ruim. O Alvinegro perdeu para o Boavista, empatou com o Nova Iguaçu e venceu apenas o Madureira. Nos dois outros jogos que faltam, o clube de General Severiano vai encarar o Audax e o Volta Redonda.
Com isso, o desempenho nos clássicos será fundamental para o Botafogo conseguir a classificação para as semifinais. Derrotado pelo Flamengo, na última rodada, o Alvinegro precisa pontuar contra Vasco e Fluminense.