O dirigente do Botafogo e do Lyon, John Textor, junto com o presidente do Psg, Nasser Al-KhelaïfiDivulgação Redes Sociais

Estados Unidos - O jogo entre Botafogo e PSG no Mundial de Clubes marca um reencontro entre dirigentes dos dois clubes: O acionista majoritário da SAF do Glorioso, John Textor, que também está à frente do Lyon (FRA); e o presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi. Eles já estiveram em rota de conflito, mas recentemente fizeram as pazes.

O conflito

Após se tornar acionista majoritário do Lyon, que foi sete vezes campeão consecutivo no início do século, John Textor faz jogo duro com o rival hegemônico na França, o PSG. No início do ano, em entrevista para o "Rothen S'Enflamme", do portal "RMC Esporte", o americano disse que Al-Khelaïfi tem proteção institucional da Uefa e poder absoluto no futebol francês por ser presidente do Associação de Clubes Europeus (ECA).
Em áudio vazados pelo jornal "L'Équipe", em fevereiro, em reuniões sobre os direitos televisivos da Ligue 1 (Elite do futebol francês), o presidente do PSG ofendeu o empresário. 
"John (Textor), cala a boca, você não entende nada. Você é um caubói que veio não sei de onde e vem falar conosco.", disse Nasser Al-Khelaïfi, em áudio vazado.
Em resposta, Textor foi com um chapéu de caubói antes de clássico entre Lyon e PSG. Além disso, em abril, em entrevista ao "DAZN" sobre os confrontos do Glorioso no Mundial, o americano diminuiu os parisienses.
"O Botafogo venceu o Brasileiro e a Libertadores para se classificar. Agora vamos jogar contra um time pequeno de Paris, um time histórico como o do Atlético de Madri e também o Seattle Sounders. Estou realmente ansioso por isso", disse Textor.

Bandeira branca

Recentemente, porém, a situação foi amenizada. Os dois foram vistos juntos nas tribunas do Parc des Princes, em jogo contra o Arsenal, em Maio, válido pela semifinal da Liga dos Campeões.
"Feliz por trabalhar novamente com NAK (Nasser Al-Khelafi), nesse momento crítico, nos desafios e oportunidades para o futebol francês. Em tempos como este, nós trabalharemos juntos. Por isso, deixei me chapéu de cowboy em Lyon.", disse John Textor.

Agenda

O Botafogo e o Paris Saint-Germain se enfrentam nesta quinta-feira (19) no Rose Bowl, em Los Angeles, pela segunda rodada do Mundial de Clubes. Os dois times vêm de vitória na estreia. A bola rola às 22h (de Brasília).