Kaio Pantaleão em jogo do BotafogoVítor Silva/Botafogo
Sucesso do Botafogo com substitutos de Bastos pode ser inspiração para Kaio Pantaleão
A venda de Jair ao Nottingham Forest deve abrir espaço para o zagueiro
Rio - A venda de Jair ao Nottingham Forest (ING) deve abrir espaço a Kaio Pantaleão, que pode ser inspirar no sucesso do Botafogo com os substitutos do zagueiro Bastos. O angolano é peça importante para o time, mas o Glorioso tem conseguido substituí-lo enquanto ele não retorna.
Na reta final da temporada de 2024, Bastos sofreu uma lesão na coxa esquerda e ficou fora da decisão da Libertadores. Naquele período, coube a Adryelson ocupar a lacuna na equipe. Ele havia retornado ao Botafogo por empréstimo e deu conta do recado.
"Sinônimo de dedicação, empenho e esforço, Adryelson retornou ao Botafogo para uma missão e marcou seu nome em nossa história com uma jornada Gloriosa que culminou nos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Adry, sua dedicação, empenho e comprometimento deixaram marcas e momentos inesquecíveis, e todos os alvinegros têm um imenso orgulho de você", escreveu o clube, ao se despedir do antigo camisa 34.
Já em 2025, Bastos fez apenas uma partida oficial. Ele ficou em campo por menos de dez minutos na vitória do Glorioso sobre o Nova Iguaçu por 1 a 0, válida pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, o angolano sofreu falta com carga no joelho esquerdo e ficou caído no gramado. O zagueiro só voltou a jogar em um amistoso com o Novorizontino, em março, mas sentiu novamente o problema no início de abril.
Sem poder contar com Bastos, o Botafogo recorreu a Jair Cunha. O defensor, de apenas 20 anos, foi o titular ao longo de todo o primeiro semestre. O bom desempenho chamou a atenção do Nottingham Forest, que já acertou a contratação do jogador.
No fim de junho, o Alvinegro cortou Bastos do Mundial de Clubes. Isso porque ele voltou a sentir o joelho esquerdo. O zagueiro passou por cirurgia nesta semana, e o tempo de recuperação previsto é de três meses.
A outra opção para o lugar deixado pelo angolano seria David Ricardo, mas o zagueiro canhoto tem sido o substituto de Alexander Barboza. Dessa forma, a expectativa é que Kaio ganhe a vaga de titular.
Pantaleão chegou ao Botafogo na janela extra para o Mundial de Clubes e entrou em campo apenas no jogo contra o Palmeiras. Ele, que substituiu Jair na reta final do segundo tempo, fechou a partida com três cortes, um desarme e ganhou todos os cinco duelos que teve pelo alto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.