Por fabio.klotz

Porto Alegre - O Beira-Rio está de volta. O estádio do Internacional passou por uma grande reforma e receberá o seu primeiro evento-teste neste sábado. A confirmação oficial só depende da vistoria do Corpo de Bombeiros, marcada para esta terça-feira. A partida inaugural será entre Internacional e Caxias, pelo Campeonato Gaúcho. O duelo do tradicional Gauchão será especial. Após um ano e três meses fechado para obras, o Beira-Rio reabre mais moderno e com status de o mais bonito da Copa do Mundo.

Mais moderno%2C Beira-Rio vai ter o primeiro teste no sábadoDivulgação

O Beira-Rio está modernizado e bastante tecnológico. Além do design mais arrojado, mesmo mantendo grande parte do estilo original da arena, o estádio é cotado como um dos mais bonitos da Copa do Mundo e o fato não é à toa. Totalmente decorado em vermelho e branco, o Beira-Rio passou a receber membranas translúcidas em sua cobertura. O efeito é novidade entre as arenas locais e promete ser um diferencial a mais até mesmo na iluminação da arena.

>>> LEIA MAIS: Raio-X dos estádios! Maracanã abre 'passeio' nos palcos da Copa
>>> LEIA MAIS: Mineirão vira amuleto de Belo Horizonte e torce pelo retorno da Seleção

Com a obra orçada em R$ 271,5 milhões, todo o financiamento foi de responsabilidade do Inter. A liberação da verba pelo BNDES foi diretamente destinada à Sociedade de Propósito Específico Holding Beira Rio S.A., controlada pela Andrade Gutierrez S.A. O valor corresponde a 71,8% dos investimentos totais necessários para reformular o estádio inaugurado em 6 de abril de 1969 para estar preparado para os cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. Além do um terço do valor obtido junto ao programa BNDES ProCopa Arenas, o Banco do Brasil e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) deram, de forma indireta, os dois terços restantes no montante.

>>> LEIA MAIS: Arena Corinthians supera polêmicas e está quase 100% para abrir a Copa
>>> LEIA MAIS: Ameaçada, Arena da Baixada corre contra o tempo para receber a Copa

A única polêmica envolvendo o estádio foi recentemente. Os alpinistas contratados para realizar a instalação da cobertura da arena alegaram falta de pagamento e chegaram a ameaçar uma paralisação nos trabalhos. O fato foi primordial para o atraso da entrega final do estádio, antes estipulada para o dia 31 de dezembro de 2013. A questão, no entanto, não foi motivo de drama no Sul. O foi tratado com tranquilidade e o Internacional realizou, na noite desta segunda-feira, um teste de iluminação do estádio. O balanço foi totalmente positivo.

Beira-Rio vai receber cinco jogos na Copa do MundoDivulgação

Ainda nesta segunda-feira, o Inter instalou o segundo supertelão do estádio (o primeiro equipamento havia sido colocado no dia 28 de janeiro, do outro lado do gramado). Cada telão tem 86 metros quadrados e o espaçamento entre os LEDs é de 16 milímetros, fato que determina uma alta qualidade nas imagens disponibilizadas. Empolgado com o andamento da finalização das obras, o repórter Pedro Moreira, do jornal "Zero Hora", mostrou otimismo com a reta final da reforma.

"A obra está se encaminhando para o fim e o estádio está ficando muito bonito. É claro que existe um pouco de atraso, já que o prazo inicial era no dia 31 de dezembro, mas acredito que tudo vá ficar certíssimo para a Copa. A própria torcida não parece muito preocupada com isso", disse Pedro, que também ressaltou uma demora um pouco maior do que o esperado para que tudo fique 100%.

"Numa das últimas atualizações do clube, eles falaram que estava 97% pronto. É realmente uma fase de acabamento, acredito que esteja até mais avançado que isso. Deram uma data de finalização para o dia 28 de fevereiro, mas acredito que vá entrar março a dentro com umas últimas indefinições nos detalhes", acrescentou.

Os jogos da Copa no Beira-Rio

DataHorárioJogoFase
15/0616hFrança x HondurasGrupo E
18/0613hAustralia x HolandaGrupo B
22/0616hCoreia do Sul x ArgéliaGrupo H
25/0613hNigéria x ArgentinaGrupo F
30/0617h1º G x 2º HOitavas de final


Você pode gostar