Por rodrigo.hang

Rio - Essa é a terceira vez que a Costa do Marfim disputa uma Copa do Mundo. A seleção africana marcou presença em 2006, na Alemanha, e em 2010, na África do Sul. Apesar da grande expectativa, nas duas ocasiões nem sequer passou da fase de grupos. Para a competição deste ano, uma nova safra de jogadores marfinenses surgiu para "substituir" os veteranos das edições anteriores. Um jogador desponta como o mais eficiente: Wilfried Bony.

Bony, de 25 anos, tem características semelhantes às de Didier DrogbaDivulgação

Ele nasceu em Bingerville, Costa do Marfim, no dia 10 de dezembro de 1988. Seus primeiros passos na carreira profissional foi no Issia Wazi, time da Primeira Divisão do seu país, na temporada 2006-2007. O jovem logo chamou a atenção de clubes do exterior.

Passagens por República Tcheca, Holanda e Reino Unido

Em 2007, o Liverpool esboçou interesse, mas não houve uma proposta concreta. Em outubro do mesmo ano, percebendo o talento do jogador, o Sparta Praga, da República Tcheca, ofereceu um contrato de empréstimo. O jogador chegou à capital tcheca para jogar no time B. Mostrando bom futebol, não demorou muito para os dirigentes do clube perceberem que ele tinha vaga no elenco principal.

>>> LEIA MAIS: Promessas de ouro! Bernard é o xodó do Brasil para a Copa do Mundo

Em três temporadas jogando pelo Sparta Praga, Bony marcou 22 gols em 59 partidas. Seu faro goleador chamou a atenção do Vitesse, da Holanda, que comprou seu passe em janeiro de 2011, quanto tinha 21 anos. Treinando bastante e mostrando motivação, o atacante conseguiu um grande feito: foi o artilheiro da Campeonato Holandês em seu primeiro ano, com 12 gols. Pelo clube da cidade de Arnhem, o goleador fez dois hat-tricks. O primeiro foi no dia 6 de outubro de 2012, no empate em 3 a 3 com o Heerenveen. A segunda partida em que marcou três gols foi no dia 23 de fevereiro de 2013, na vitória por 5 a 3 sobre o Heracles Almelo. Ajax, Feyenoord e PSV, os três maiores clubes dos Países Baixos, também sofreram com seus tentos. Na temporada 2012-2013, Bony marcou incríveis 37 gols em 38 jogos.

>>> LEIA MAIS: Holanda conta com força de Strootman para iniciar renovação

Aproveitando o bom momento vivido por Bony, o pequeno Swansea, do País de Gales, contratou o atacante em julho de 2013. De certa forma, o atacante já marcou seu nome na história do clube. Seu reforço custou 12 milhões de libras (cerca de R$ 47 milhões), um recorde pago pelos galeses. O jogador assinou contrato de quatro temporadas e recebeu a camisa 10. Nesta temporada, mesmo passando por lesões e por jogar em uma equipe inferior tecnicamente, o jogador tem mostrado seu potencial e fez 16 gols em 30 partidas na Premier League (por pertencerem ao Reino Unido, alguns clubes britânicos participam dos principais torneios da Inglaterra)

Atacante é um dos destaques do SwanseaDivulgação

Até agora, o principal momento de Bony com a camisa do Swansea foi na terceira rodada da Copa da Inglaterra. O time galês visitou o Manchester United, no histórico Old Trafford. O jogo se encaminhava para um empate quando, aos 44 minutos do segundo tempo, o atacante de 1,82 m recebeu ótimo cruzamento e cabeceou para o fundo da rede. A vitória por 2 a 1 selou um improvável destino: Swansea classificado no Teatro dos Sonhos - o time nunca havia vencido uma partida na casa dos Diabos Vermelhos. Dia inesquecível para Os Jacks, como são conhecidos o clube e seus torcedores galeses, e para Bony, que mais uma vez mostrava seu faro de artilheiro.

Atuações pela Costa do Marfim 

No fim de 2010, Bony fez sua primeira partida pela Costa do Marfim, na vitória de 1 a 0 sobre Burundi. O jogador entrou em campo aos 35 minutos do segundo tempo, substituindo Gervinho. Seu primeiro gol pela seleção foi na Copa das Nações Africanas de 2012. Naquele edição, o principal torneio do continente africano foi disputado em dois países: Guiné Equatorial e Gabão. No dia 30 de janeiro, a Costa do Marfim bateu a Angola por 2 a 0, pela terceira rodada da fase de grupos. Bony fez o segundo e sua seleção se classificou em primeiro lugar, com 100% de aproveitamento. Na chave B, ainda estavam Sudão e Burkina Faso. A Costa do Marfim chegou à final, contra a Zâmbia. O jogo terminou empatado em 0 a 0 e foi para os pênaltis. Bony acertou sua cobrança, mas os Elefantes perderam por 8 a 7.

Na Copa do Mundo deste ano, a revelação vai ter a oportunidade de fazer parte de um bom elenco, que conta com nomes consagrados no futebol europeu. O atacante Didier Drogba, de 35 anos, atualmente no Galatarasaray, da Turquia, é sua maior referência. Ele é o maior goleador da história da Costa do Marfim, com 63 gols, e capitão da seleção africana. Yaya Touré é outro jogador a se inspirar, por sua força física, técnica e espírito de liderança. O meia joga no Manchester City e é um dos destaques da Premier League.

Bom finalizador, Bony chega à sua primeira Copa do Mundo aos 25 anos. A briga no setor ofensivo é boa. A Costa do Marfim conta com o já citado ídolo Drogba, Salomon Kalou (ex-Chelsea e atualmente no Lille, da França) e Gervinho, importante peça da Roma na boa campanha do time no Campeonato Italiano desta temporada. Bony, portanto, terá a árdua missão de disputar uma vaga no ataque da seleção. Sua velocidade, força, altura e poder de decisão em momentos difíceis podem pesar a seu favor na hora que o francês Sabri Lamouchi escalar sua equipe.

Você pode gostar