Bahia - O favoritismo da atual campeã mundial, a Espanha, foi por água abaixo nesta sexta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A 'Roja' sofreu uma goleada impiedosa de 5 a 1 para a Holanda na estreia das duas equipes na Copa do Mundo, frustrando as intenções de começar bem o torneio em busca do bicampeonato. Para o técnico espanhol, Vicente Del Bosque, sua equipe conseguiu impôr o estilo 'tik-tak' de jogar até sofrer o primeiro gol, marcado pelo atacante Van Persie, aos 43 minutos da etapa inicial.
LEIA MAIS: Holanda massacra a Espanha na reedição da final do Mundial de 2010
"Na primeira meia hora de jogo nós jogamos bem, mas depois os holandeses encontraram muitos espaços. Agora temos que achar uma solução e buscar a vitória contra o Chile", comentou o treinador espanhol.
FOTOGALERIA: As melhores imagens da goleada holandesa sobre a Espanha
Craque da Espanha, Iniesta tem pensamento semelhante ao de seu comandante. Para o camisa 8, que teve atuação aquém da expectativa, assim como a seleção, seus companheiros não podem perder o foco após o revés em Salvador e já mira os dois próximos jogos que vai ter no Grupo B.
LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo
"Quando tem o resultado em favor é sempre mais fácil de jogar. Não tivemos poder de reação (após sofrer a virada) e foi um contratempo que nós não esperávamos. Perdemos o primeiro jogo, então temos que pensar em vencer os dois próximos jogos para não ficar fora", comentou o camisa 6, que garantiu não estar preocupado pelas prováveis críticas que a Espanha vai receber pelo desempenho mostrado nesta sexta.
"Não jogamos para receber elogios ou para ser criticados. Sempre fazemos o nosso trabalho atrás dos objetivos. Não jogamos absolutamente nada no segundo tempo. Mas temos duas partidas para ganhar e se classificar", concluiu Iniesta.