O Flamengo anunciou no dia 9 de outubro de 2023 a contratação do técnico Tite. Ele chegava à Gávea depois de seis anos - e duas Copas do Mundo - à frente da seleção brasileira.
Com um currículo recheado de títulos, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes, Tite chegou com a credencial de melhor treinador brasileiro da atual geração.
Mas quase um ano depois, ele e sua comissão técnica não conseguiram convencer, principalmente por não fazer o Flamengo performar como a torcida esperava.
Com um elenco avaliado em mais de 200 milhões de euros, o desempenho do time nas mãos do treinador gaúcho está fora dos padrões desejados.
Uma fonte no clube confidenciou à coluna que Tite só está treinador do Flamengo, por se tratar de um ano de eleição para presidência do clube, e mandar mais um técnico embora surtiria um efeito negativo na gestão atual, que pretende fazer Rodrigo Dunshee o próximo presidente.
Mas a torcida já elegeu o substituto de Tite, para chegar ainda nesta temporada ou para 2025. Trata-se de Luis Castro, ex-Botafogo, que estava ao lado de Cristiano Ronaldo no Al Nassr da Arábia Saudita.
O treinador português deixou uma excelente impressão na passagem que teve pelo Botafogo e, hoje, a torcida entende que um estrangeiro teria mais condições de fazer um elenco cheio de estrelas jogar de maneira ofensiva e vitoriosa.
Vale ressaltar que os três primeiros lugares do Campeonato Brasileiro tem times cujos treinadores são estrangeiros.
O Botafogo, ex-clube no Brasil de Luis Castro, tem no comando Arthur Jorge, técnico português. O Palmeiras, segundo colocado, é comandado por Abel Ferreira, outro português. Já o Fortaleza, em terceiro, tem à frente o argentino Juan Pablo Vojvoda.
Com a demissão de Luis Castro do Al Nassr no último final de semana, o clamor da torcida rubro-negra aumentou o para a chegada do treinador português ao clube.
Mas ao que tudo indica a "Nação" terá mesmo que esperar a realização da eleição presidencial, no próximo dia 9 de dezembro, para só então conhecer o novo técnico.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.