Michael voltou a jogar pelo Flamengo após um mês recuperando-se de lesão muscularGilvan de Souza / Flamengo

Michael era preparado para a estreia do Flamengo no Brasileirão, mas uma recuperação melhor do que o esperado e o desempenho no treino de véspera o garantiram na final do Campeonato Carioca. O atacante não apenas ficou no banco, mas entrou e chegou a marcar um gol, que seria anulado por impedimento.
Recuperado de lesão na coxa esquerda, sofrida em 15 de fevereiro, Michael trabalhou muito nas últimas semanas para conseguir voltar antes do prazo. Na sexta-feira (14), ele tinha iniciado o processo de condicionamento físico e somente depois seria reintegrado ao grupo.
Em casos de lesão muscular, é comum o departamento médico tratar com cautela e dar pelo menos mais uma semana de trabalho antes do retorno de um jogador. Mas com o atacante foi diferente diante da condição física que apresentou, além de se tratar de uma decisão de título.
"Eu trabalhei bem e me esforcei ao máximo. Tive ajuda fora e dentro do clube. A gente tem evoluído a cada dia que passa e sou agradecido por isso. Essas pessoas são magníficas", disse, após o título.
A dedicação e a postura renderam elogios de Filipe Luís, que o chamou de 'fenômeno' após a conquista do Carioca. O treinador, inclusive, comentou que pensou em escalá-lo como titular na final, após o treino que fez no sábado. Mas por estar sem ritmo e voltando de lesão, o atacante só poderia atuar no máximo 30 minutos.
"Foi uma surpresa quando o DM (departamento médico) falou que ele iria voltar. Acabou com o treino", revelou.

Flamengo opta por poupar Danilo

Por outro lado, a volta de Danilo precisou ser adiada. Inicialmente, havia a expectativa de que o defensor ficasse à disposição para os dois jogos da final, mas o que inicialmente era um edema na coxa direita evoluiu para lesão de grau 1.
Diante do caso, que o fez ser cortado da seleção brasileira, a opção foi estender o período de recuperação pensando no restante da temporada.
"Era uma coisa que a gente pensou que conseguiria controlar, mas depois de outros exames viu-se que tinha uma lesão. Optamos por recuperar da melhor maneira, e os que está jogando na defesa são jogadores de altíssimo nível, de seleção brasileira. Então, é me preparar bem para aquilo que vem na temporada", explicou o jogador de 33 anos.