Samuel Lino com a taça da Copinha de 2018 conquistada pelo FlamengoReprodução

Rio - Samuel Lino já breve teve passagem pelas categorias de base do Flamengo e conquistou um título importante: a Copinha de 2018. O atacante, que tem conversas avançadas com o Rubro-Negro, fez parte da campanha invicita e vitoriosa no torneio daquele ano. 
Ele estava emprestado pelo São Bernardo (SP) ao clube carioca, mas não foi muito aproveitado. Dos nove jogos feitos pela equipe, atuou somente em duas - ambas saindo do banco de reservas - e somou 21 minutos em campo. 
Poucos meses após o término da Copinha, alegou problemas de adaptação e pediu para sair. Em entrevista, o jogador afirmou que o período no Flamengo "não foi uma boa experiência". 
"Não escondo de ninguém. Não foi um lugar onde fui o Samuel Lino de sempre. Não fui feliz, não me sentia bem e não me sentia acolhido. As coisas acabaram não correndo bem dentro de campo", disse. 
Nas últimas horas, a proposta do Rubro-Negro pelo atleta ganhou força. Foram oferecidos 30 milhões de euros (cerca de R$ 190 milhões), sendo 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões) fixos e o restante em bônus. O Napoli, que tinha interesse, não conseguiu avançar nas conversas.
Veloz, habilidoso e versátil, Samuel Lino chegou ao Atlético de Madrid em 2022, mas foi emprestado logo em seguida para o Valencia. Na temporada 2023/24, retornou, assumiu a titularidade da posição e não saiu mais. Ao todo, fez 93 jogos, 12 gols e 16 assistências com a camisa do Colchonero.