Rio - O Fluminense é um dos dez melhores clubes do mundo no ranking da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Após conquistar o título da Libertadores pela primeira vez na história, o Tricolor das Laranjeiras saltou para a décima colocação na lista. Atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Manchester City, da Inglaterra, é o líder.
O ranking da IFFHS é atualizado todos os meses. A pontuação considera o desempenho em competições internacionais e nacionais, com pesos diferentes de acordo com o nível de competitividade de cada região. Além do Fluminense, outros dois clubes brasileiros aparecem na lista: o Palmeiras e o Fortaleza, em quinto e sexto, respectivamente.
Manchester City e Fluminense não são os únicos times que disputarão o Mundial de Clubes de 2023 que aparecem entre os dez melhores do mundo na atualidade. O Al-Ahly, do Egito, ocupa o terceiro lugar. A equipe egípcia pode aparecer no caminho do Tricolor na semifinal. Eles aguardam o vencedor do duelo entre Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e Auckland City, da Austrália, para definir o semifinalista.
É a primeira vez que o Fluminense entra na lista desde 2012. O Tricolor pode ganhar mais posições com base no desempenho no Mundial de Clubes, que será disputado entre os dias 12 e 22 de dezembro. O Time de Guerreiros embarca no dia 12 e estreia no dia 18 contra Al-Ahly (Egito), Al-Ittihad (Arábia Saudita) ou Auckland City (Austrália).
Veja a lista dos dez melhores clubes do mundo:
1º - Manchester City (Inglaterra) - 296 pontos 2º - Real Madrid (Espanha) - 288 3º - Al-Ahly (Egito) - 244 4º - Inter de Milão (Itália) - 241 5º - Palmeiras (Brasil) - 212 6º - Fortaleza (Brasil) - 211,5 7º - Porto (Portugal) - 207 8º - PSV (Holanda) - 200,5 9º - Fiorentina (Itália) - 200 10º - Fluminense (Brasil) - 199
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.