Troféu da edição 2023/2024 do Novo Basquete Brasil, o NBBMauricio Almeida/NBB

Rio - O Fluminense pleiteou uma vaga na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB) na última reunião da Liga Nacional, mas vê situação complicada para o projeto sair do papel. O Tricolor tem "braços" nos bastidores apresentando bom cenário, mas a captação de recursos segue sendo um impasse.
Há parceiros para isso, mas com situação ainda embrionária. O tempo para viabilizar a entrada no NBB é curto e a verba captada não deve garantir ou ter o crivo da parte administrativa da Liga.

A tendência é que o clube das Laranjeiras não jogue a elite, mas sim siga seu trabalho atrás de recursos para integrar a nova Liga Ouro, divisão de acesso do torneio. O provável é um aporte menor.

A ideia do Tricolor é ter uma franquia da Liga Nacional de Basquete, e recebeu sinal verde para isso. Os valores ainda não foram revelados, mas as partes trabalham para captar a verba e, aí sim, seguir com a ideia de retornar com um time adulto na modalidade.

Sem um projeto com parceiros ou via incentivo, não há chance de o Fluminense retornar às quadras. Já há recursos direcionados ao vôlei feminino, que joga a Superliga, e uma nova modalidade na elite com os próprios cofres do clube está fora de cogitação.

Há novas reuniões agendadas entre clubes e LNB, e as franquias precisam ser confirmadas na próxima edição do torneio, com garantias financeiras apresentadas, até o dia 24. O anúncio dos participantes deve acontecer no dia 29 deste mês.
Errata: diferente do noticiado inicialmente, a busca por um projeto do Fluminense para retornar às quadras não é liderado por Alberto Bial, que segue com contrato com o Fortaleza Basquete Cearense no NBB.*