Zubeldía foi regularizado no BID e já pode estrear pelo Fluminense Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Rio - Luis Zubeldía está liberado para estrear no comando do Fluminense. O contrato do treinador argentino foi publicado nesta sexta-feira (26), no BID da CBF e, com isso, ele pode comandar o Tricolor no clássico contra o Botafogo, domingo (28), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 25ª rodada do Brasileirão.
O Fluminense agiu rápido após a saída de Renato Gaúcho. Zubeldía estava livre no mercado desde junho, quando foi demitido do São Paulo. No comando do time paulista, foram 85 jogos, com 37 vitórias, 27 empates e 21 derrotas entre abril de 2024 e junho deste ano.
Zubeldía desembarcou no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (26) para assinar com o Fluminense. O treinador argentino conheceu a estrutura do CT Carlos Castilho, conheceu jogadores e funcionários, e realizou o seu primeiro treino com o elenco tricolor já visando o Clássico Vovô.
Apesar de jovem com apenas 44 anos, Zubeldía já possui rodagem pelo futebol sul-americano. O treinador começou a carreira no Lanús, onde trabalhou com Germán Cano, e também teve passagens por Barcelona-EQU, Racing-ARG, LDU-EQU, Santos Laguna-MEX, Independiente Medellín-COL e Cerro Porteño-PAR.
Zubeldía é o primeiro técnico estrangeiro do Fluminense em quase 30 anos. O último foi o uruguaio Hugo de León, em 1997. Porém, ele ficou apenas 20 dias no cargo e foi demitido. Já o último estrangeiro a conquistar um título com o clube foi o também uruguaio Ondino Vieira, entre as décadas de 1930 e 1940. Zubeldía terá a chance em dezembro, quando o Tricolor disputará a semifinal da Copa do Brasil.