Rio Summer Open 2023 foi uma edição histórica para a CBJJD (Foto: Ilan Pellenberg)

No último fim de semana, a Arena Carioca 1 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, localizado na Zona Oeste, recebeu o Rio Summer Open de Jiu-Jitsu, etapa que faz parte do Circuito Nacional da CBJJD – antigo Circuito Rio Mineirinho. A edição teve um recorde de atletas inscritos na faixa-preta, distribuiu premiação em dinheiro para os campeões absolutos, além de contar com edições do Queen of Rio e Desafio Novos Talentos.

Na faixa-preta adulto, Marlon Ribeiro, da GFTeam, foi o campeão absoluto ao conquistar o triunfo sobre Renan Bezerra (Double Five). Nas faixas-coloridas, também na classe adulto, Luiz Henrique Ribeiro (Takayas Top Team) venceu na faixa-azul, Kaipo Ribeiro (Akxe) na roxa e Marcos Paulo (R1ng) na marrom, todos campeões.

Ainda na faixa-preta, Paulo Henrique Costa (Double Five) garantiu o título peso aberto no master 1, assim como Luiz Pedro Gomes (Ares/Gavazza BJJ) no master 2, Marcos Paulo Vieira (Double Five) no master 3 e Alexandre dos Santos (Batatinha Team) no master 4.
Evento reuniu grande número de atletas no kids, juvenil, adulto e master - (Foto: Ilan Pellenberg)
Evento reuniu grande número de atletas no kids, juvenil, adulto e master(Foto: Ilan Pellenberg)

Rogério Gavazza, presidente da CBJJD, comentou o sucesso do Rio Summer Open: “Foi uma grandiosa edição neste mês de fevereiro. Tivemos um número recorde de atletas inscritos na faixa-preta e também como sempre, de crianças. No feminino, em todas as idades, também tivemos uma participação bem expressiva, dando destaque no Queen of Rio com grandes combates no tatame do Parque Olímpico", disse Gavazza, que completou:

"Para completar a festa nesse final de semana de verão com muitas lutas, o Refrigerante Mineirinho, patrocinador oficial do Circuito, sorteou vários guarda-sóis entre todos os participantes, além de quimonos Brazil Combat, que foram sorteados numa parceria com a FJJD-RIO e CBJJD. A disputa pelo ranking está cada vez mais legal e só tenho a agradecer o empenho de todas as equipes e atletas”.

Na corrida geral entre as equipes no juvenil, adulto e master, o Top 5 teve Double Five, GFTeam, Top Brother, Infight e Projeto Vencedores em Cristo. Já no pré-mirim e infanto-juvenil, Infight, Equipe Gileade, Double Five, Nova União e Projeto Vencedores em Cristo formaram os cinco primeiros lugares.

O Rio Summer Open de Jiu-Jitsu contou com pontuação em dobro para o ranking. Os campeões da temporada 2022/23 vão conquistar passagens para competições internacionais da ISBJJ na Europa.