Quarta edição do VMB mais uma vez comprovou a força da Capoeira (Foto: Divulgação)

No fim de janeiro (27/01), a Arena Carioca 1 do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, foi palco da quarta edição do VMB - Volta do Mundo Bambas, a maior competição de Capoeira do mundo. Com uma premiação total de 50 mil reais e público presente de 2,7 mil pessoas, o evento provou mais uma vez seu status de referência no cenário da modalidade.

O destaque da noite foi o emocionante pedido de casamento do tricampeão Erick Maia à sua noiva Tassia Angelini, que pegou a todos de surpresa e elevou a atmosfera do evento. Erick, que defendia o título pela segunda vez, manteve-se no topo da maior competição de Capoeira do mundo ao derrotar Marcus Aurelio, conhecido como Barrãozinho, na disputa pelo cinturão masculino.

Desde sua última edição, realizada em julho no icônico Pão de Açúcar, o VMB tem conquistado cada vez mais admiradores. No Pão deAçúcar, o evento atraiu 1.300 pessoas presencialmente e impressionantes 100 mil espectadores acompanharam a transmissão oficial pelo canal do VMB.
Pedido de casamento do campeão Erick Maia surpreendeu a todos  - (Foto: Divulgação)
Pedido de casamento do campeão Erick Maia surpreendeu a todos (Foto: Divulgação)

Já desta vez, o VMB4 teve uma audiência presencial de quase 3 mil pessoas e 155 mil pessoas na live acompanhando a transmissão. Na luta mais aguardada, Erick ficou com o tricampeonato ao derrotar Barrãozinho, que, além de capoeirista, é lutador de MMA e ator em filmes e séries. Erick faturou um cheque de 15 mil reais.

No tão aguardado embate pelo cinturão feminino, Michelle Bailarina fez um jogo eletrizante com Thaiza Girassol e mais uma vez ficou o título. Agora, ela vai unificar o cinturão enfrentando a primeira campeã do VMB, Navalha Fiu. Navalha se recupera de uma cirurgia no joelho e por isso não disputou as edição de julho e janeiro.

Na categoria Kids, Eduardo Iluminado mostrou todo o seu talento, enquanto na Juvenil, Luquinhas e Mara Espoletinha brilharam com suas performances excepcionais. Na competição PCD, foi dedicado um espaço especial, com apresentações que demonstraram a inclusividade e diversidade da Capoeira. Ivan, Patoca e Pinóquio deram um show.

Os jogos casados femininos foram intensos, com vitórias de Andressa Manhosa sobre Josy Penélope, Karen Cachinho contra Maria Elane Folha e Janaely Gata diante Coni López. Já nos jogos casados masculinos, Anderson Sem Coluna, Paulo Antonio Catitu e Wandré Caputino saíram vitoriosos em confrontos emocionantes contra Budião, Japão e Marimbondo, respectivamente.

Na categoria Master, Eberson Pereira se destacou ao vencer Ethienne Dias, enquanto no cenário internacional, Flavio Magrela levou a melhor sobre Williamson Haiti para fechar o show de Capoeira.

O evento contou com a participação ilustre do Secretário Municipal de Esportes, Guilherme Schleder, do Vereador Marcelo Arar, e de Fabrício Xavier, Presidente do Sindilutas. O VMB já estabeleceu um calendário para o ano de 2024, destacando-se especialmente os eventos previstos para 3 de agosto, em Brasília, em comemoração ao Dia do Capoeirista, e em dezembro, na Suécia. Este último marcará a internacionalização definitiva da sua marca, consolidando-se como a maior competição de Capoeira do mundo.