Robert Whittaker nocauteou Ikram Aliskerov na luta principal do UFC Arábia Saudita (Foto: Reprodução)
Mas para o Brasil a noite não foi das melhores. Com quatro representantes no evento, apenas o estreante Felipe Lima saiu com vitória ao finalizar Muhammad Naimov. No card principal, Johnny Walker e Antonio Trócoli sofreram duros nocautes para Volkan Oezdemir e Shara Magomedov respectivamente. Já no card preliminar, Brendson Ribeiro foi superado por Magomed Gadzhiyasulov na decisão majoritária dos jurados. Na luta principal, Robert Whittaker não deu chances para Ikram Aliskerov, e nocauteou o russo no primeiro round.
Whittaker arrasa Aliskerov e volta à briga pelo cinturão
A luta começou com muito estudo, com adversário trocando jabs, mas no primeiro ataque contundente de ex-campeão dos médios, Rob acertou um direto de esquerda que balançou Aliskerov, Whittaker partiu com tudo para finalizar a luta e acertou um uppercut no russo. Depois disso bastaram mais alguns golpes no chão para ver o árbitro encerrar a luta e decretar a vitória do australiano no primeiro round.
Com o resultado, Whittaker volta a se aproximar de uma disputa de cinturão. O australiano que em fevereiro derrotou o brasileiro Paulo Borrachinha por unanimidade chega a três vitórias nas últimas quatro lutas, sendo sua única derrota nesse período para o atual campeão Dricus Du Plessis. Já Aliskerov encerrou uma invencibilidade de durava cinco anos e sete lutas, e agora tem uma derrota e duas vitórias no UFC.
Jhonny Walker é destruído por Oezdemir
A luta começou com os rivais trocando golpes no centro da cage com Oezdemir sendo mais agressivo. Walker tentava manter a distância aplicando low kicks, mas não impediu que Volkan e encurralasse na grade, onde foi atacado com uma sequência de jabs e diretos. O carioca se defendeu bem, mas na segunda tentativa de ataques do suíço, Oezdemir acertou um forte cruzado de esquerda, em seguida um upper de direita que apagou o brasileiro.
Com o resultado, Johnny Walker amargou a terceira luta sem vencer. A última vitória do brasileiro foi em 2023, quando venceu Antonhy Smith por decisão unânime. Oezdemir embalou a segunda vitória seguida na organização americana.
Malvado estreia com derrota para russo invicto
Escalado para enfrentar o russo Shara Magomedov com apenas quatro dias de antecedência. O brasileiro bem que tentou mas não foi capaz de parar o "Bullet". A luta começou com Antonio acertando dois diretos em Shara, e passou a golpear o rival na grade. O russo respondeu também um direto no rosto, além de diversos chutes no corpo. O "Malvado" novamente levou o adversário a grade, mas não conseguiu quedar efetivamente o russo até o fim do round. No segundo assalto, Shara seguiu chutando o brasileiro no corpo para evitar sua aproximação. O russo defendeu bem todas as tentativas de quedas do adversário.
No round decisivo, Magomedov seguiu com um volume alto nos chutes. Malvado já se mostrava muito cansado e não conseguia mais se defender, com isso o russo atacou com uma sequência pesada na grade no brasileiro que não conseguiu se defender e viu o árbitro encerrar o confronto decretar vitória a de Shara Magomedov por nocaute técnico no terceiro round.
Com o resultado, Shara Magomedov segue invicto na carreira agora com 13 vitórias, sendo duas pelo UFC. Enquanto isso, o Malvado que não lutava há três anos, retornou ao MMA com derrota. Antes disso o brasileiro vinha em sequência de quatro lutas sem perder entre 2018 e 2021.
Felipe Lima salva o Brasil e estreia com vitória no UFC
Felipe começou o confronto atacando com um low kick, em seguida disparou um chute frontal seguido de joelhada, mas Naimov defendeu. O brasileiro tentava manter o russo na grade. O russo conseguiu uma queda e ficou por cima do brasileiro até o fim do round. Naimov tentou uma nova queda no início do round, bem defendida pelo brasileiro. Lima levava a melhor na luta em pé e conectava mais golpes significativos.
No assalto decisivo, o “Jungle Boy” tentou duas joelhadas voadoras. Naimov tentou uma queda, mas Lima conseguiu chegar as costas do rival e rapidamente encaixou um mata-leão para vencer em sua estreia no UFC.
Com o resultado no UFC Arábia Saudita, Felipe Lima chegou a 13ª vitória em 12 lutas, sendo sua única derrota em sua estreia no MMA profissional em 2015. Já Muhammadjon Naimov perdeu sua primeira luta no Ultimate. O tajique vinha de três resultados positivos, o último deles contra o venezuelano Erik Silva em fevereiro.
Brendson Ribeiro segue sem vencer no UFC
O confronto começou com os lutadores trocando low kicks, até que Brendson levou o combate ao solo. O brasileiro dominava o quadril de Gadzhiyasulov, mas inverteu o jogo e prendeu Ribeiro na grade. O brasileiro em novo low kick fez o lutador russo acusar o golpe, mas mesmo assim conseguiu uma queda e terminou o round por cima.
No assalto seguinte Gadzhiyasulov buscou nova queda, e Brendson se aproveitou do momento e tentou encaixar uma guilhotina, mas o russo se desvencilhou. O Russo acabou ficando p,or cima e chegou a ensaiar um katagatame, mas não evoluiu, mesmo Gadzhiyasulov manteve o domínio no solo até o fim da parcial. O round final seguiu da mesma forma, o russo derrubou o brasileiro nos primeiros instantes do round do assalto e dominou até o fim da luta. Com o resultado Brendson segue sem vencer no UFC após duas lutas, enquanto Gadzhiyasulov estreou com vitória.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC Arábia Saudita
Riade, na Arábia Saudita
Sábado, 22 de junho de 2024
Card principal
Robert Whittaker derrotou Ikram Aliskerov por nocaute no R1
Alexander Volkov derrotou Sergei Pavlovich por decisão unânime dos jurados
Kelvin Gastelum derrotou Daniel Rodriguez por decisão unânime dos jurados
Shara Magomedov derrotou Antonio Trócoli por nocaute técnico no R3
Volkan Oezdemir derrotou Johnny Walker por nocaute técnico no R1
Card preliminar
Nasrat Haqparast derrotou Jared Gordond por decisão dividida dos jurados
Felipe Lima finalizou Muhammad Naimov com uma mata-leão no R3
Rinat Fakhretdinov derrotou Nicolas Dalby por decisão dividida dos jurados
Muin Gafurov derrotou Kyung Ho Kang por decisão unânime dos jurados
Magomed Gadzhiyasulov derrotou Brendson Ribeiro por decisão majoritária dos jurados
Chang Ho Lee derrotou Xiao Long por decisão dividida dos jurados
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.