John Lineker estreou com vitória no Muay Thai em luta no ONE 168 (Foto: Reprodução/ONE)

Aconteceu na última sexta-feira (6), direto de Denver, no Colorado (EUA), o ONE 168, em show que marcou o retorno do evento asiático aos Estados Unidos, que havia realizado sua última edição na terra do Tio Sam em maio de 2023. O show contou com lutas cinco lutas de Muay Thai e mais quatro no MMA.

O destaque da noite foi para ex-campeão peso-galo de MMA do ONE John Lineker, que estreou no Muay Thai nocauteando no segundo round, o americano Asa Ten Pow. Especialista na luta em pé, o "Mãos de Pedra" não teve dificuldades para furar a defesa do rival, acertando boas combinações de jabs e a ganchos no corpo de Asa.

Lineker chegou ao triunfo após acertar um uppercut de direta em Ten Pow para vencer sua estreia na modalidade e quebra recebeu o bônus de desempenho de US$ 50 mil (quase R$ 280 mil). Ao 34 anos, o paranaense tem um cartel 37 vitórias e 11 derrotas no MMA, pediu na entrevista ainda no cage uma chance de lutar Boxe na organização asiática.

O card do ONE 168 era esperado para receber também uma superluta Grappling. Inicialmente, o norte-americano Mikey Musumeci enfrentaria o compatriota Kade Routolo, mas uma lesão sofrida no CJI Invitational, tirou Kade da disputa. A organização então escalou à 48 horas do evento o brasileiro Bebeto Oliveira como adversário de Musumeci.

Entretanto, o "Darth Rigaton" não conseguiu bater o peso da divisão peso-mosca, onde era campeão até então, e deixou o confronto. Com isso, a luta foi cancelada e Mikey teve o título retirado pela organização. Pelas redes sociais, Musumeci lamentou o ocorrido o qual classificou como um dos piores da vida no Jiu-Jitsu.

"Provavelmente um dos piores dias da minha vida no Jiu-Jitsu. Queria tanto competir no One 168 em Denver, senti-me horrível com os fãs que vinham ver-me e senti que estava a decepcioná-los. Tentei chegar ao campeonato de 135 lb peso em cerca de 72 horas, mas foi demasiado em cima da hora depois de me preparar para a luta Kade.

Meu corpo e hidratação desligaram quando cheguei ao 136 hoje cedo. Hoje perdi meu cinturão, hoje decepcionei a torcida e quero pedir desculpas ao meu adversário Bebeto, alguém que respeito muito, não conseguir fazer o peso. Sinto muito a todos, dei tudo de mim. Mas Deus tem tudo acontecido por uma razão. Peço imensa desculpa outra vez pessoal"

Em outra publicação Musumeci revelou que foi levado a um hospital onde foi diagnosticado com pneumomediastino (é uma condição grave que ocorre quando há ar na parte central do tórax, ou mediastino), no qual foi informado pelos médicos que caso tivesse competido, o norte-americano pode ter morrido.

"Só tenho a agradecer a todos pelas mensagens e apoio. Estou no hospital desde esta manhã cedo. Eu tenho pneumomediastino, o que significa que tive uma lágrima no pulmão na quarta-feira acredito que quando estava a cortar peso a fazer respiração de diafragma Rickson (não sabia que isto era possível) e o ar entrou no meu peito e depois no meu pescoço.

Esta é uma condição que ameaça a vida, e se eu tivesse competido, poderia ter morrido o médico disse-me. Então, primeiro eu estava chateada, agora estou cheia de gratidão por estar vivo e por não ter continuado a insistir. Deus me protegeu".

Na luta principal do ONE 168, o campeão peso-mosca de Kickboxing da franquia Superlek Kiatmoo9 entrou para história ao nocautear Jonathan Haggerty por nocaute aos 49 de lutas, e se tornar campeão peso-galo de Muay Thai da organização asiática. O card em Denver ainda contou com a preseça da brasileira Victoria Souza que derrotou Alyse Anderson por decisão unânime dos jurados em duelo no MMA.

RESULTADOS COMPLETOS:

ONE 168
Denver, Estados Unidos
Sexta-Feira 06 de setembro de 2024

Superlek Kiatmoo9 derrotou Jonathan Haggerty por nocaute no R1
Seksan Or Kwanmuang derrotou Liam Harrison por nocaute no R1
Shamil Erdogan derrotou Aung La N Sang por nocaute no R2
John Lineker derrotou Asa Ten Pow por nocaute no R2
Isi Fitikefu derrotou Jiroyuki Tetsuka por decisão unânime dos jurados
Victoria Souza derrotou Alyse Anderson por decisão unânime dos jurados
Adrian Lee finalizou Nicholas Cornejo com um mata-leão no R1
Johan Ghazali derrotou Josue Cruz por nocaute no R1
Johan Estupinan derrotou Sean Climano por nocaute no R2