Lin Yu Ting se envolveu em polêmica de gênero na primeira lutaMohd Rasfan / AFP

A taiwanesa Lin Yu Ting, uma das duas boxeadoras dos Jogos Olímpicos envolvidas em uma polêmica de gênero, venceu sua primeira luta em Paris nesta sexta-feira (2), ao bater a uzbeque Sitora Turdibekova por decisão unânime.
A participação de Lin, que avançou às quartas de final na categoria 57 quilos, e da argelina Imane Khelif recebeu inúmeras críticas pelo fato de ambas terem sido desclassificadas do Mundial de boxe no ano passado por não terem sido reprovadas em um teste de gênero cujos detalhes são desconhecidos.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) defendeu em várias ocasiões sua decisão de permitir que as duas competissem em Paris afirmando que "está estabelecido que são mulheres".
Em seu primeiro combate nos Jogos, Lin mostrou mais mobilidade e explorou sua maior envergadura para dominar a adversária desde o início.
Ao ser perguntada sobre seu gênero antes de entrar no ringue, a boxeadora disse à emissora taiwanesa TVBS que só pensava em "render o melhor" na luta.
"Acho que minhas oponentes têm medo da minha força", por isso "só procuram uma brecha fazem disso um grande problema", concluiu.