Site do Centro de Memória do Vasco agora disponibiliza o acervo histórico digital do clubeReprodução

O Vasco lançou na quinta-feira (4) um site para disponibilizar gratuitamente parte do seu acervo histórico digital. A iniciativa é organizada pelo Centro de Memória do clube, que planeja ao longo de 2024 ações para que a torcidapossa participar da consolidação desse material.
Como apenas 5% de todo acervo físico está armazenado no momento, o Vasco conta com a torcida para arrecadar dinheiro e dar prosseguimento ao projeto. Os recursos irão para a compra de mobiliário técnico, scanners para ampliar o volume de digitalização, aquisição de novos materiais e a ampliação da equipe técnica do Centro de Memória.
"É preciso tratar a história de formação e trajetória do Vasco dialogando com os principais processos culturais, políticos, econômicos e sociais vivenciados pela sociedade brasileira e carioca, zelando para que a história do clube sirva como inspiração para ações afirmativas na contemporaneidade, de modo a ratificar os valores da agremiação vascaína: respeito, igualdade e inclusão", afirma o historiador do clube, Walmer Peres.
O lançamento do acervo digital também faz parte das celebrações dos 100 anos da Resposta Histórica, no domingo (7). Atas e outros documentos desse carta que marca a luta contra o racismo no futebol já estão disponíveis.
Há materiais podem ajudar pesquisadores, como jornais e revistas do clube a partir de 1927, ou  obras raras, como a ata de lançamento da pedra fundamental de São Januário.