Athletico não desistiu de contratar Léo e vai fazer uma nova propostaDikran Sahagian/Vasco

Rio - O Vasco se manifestou por meio das redes sociais para repudiar o ataque racista contra o zagueiro Léo no clássico entre Coritiba e Athletico-PR, neste sábado (25), no Couto Pereira. Em nota, o Cruz-Maltino exigiu a identificação e a punição dos responsáveis.
Leia a nota do Vasco:

O Vasco da Gama manifesta seu total repúdio aos atos de racismo dirigidos ao atleta Léo durante a partida entre Coritiba e Athletico Paranaense na tarde de hoje (25/01).

Em 126 anos de história, lutamos contra o racismo e elitismo. Reafirmamos, portanto, que não há espaço para preconceito no esporte ou na sociedade. Exigimos a identificação e punição dos responsáveis por esses atos.

Seguiremos firmes na defesa da igualdade, da justiça e da dignidade humana.

O caso

Léo, que atualmente defende o Athletico-PR, foi vítima de um ataque racista durante o jogo contra o Coritiba. Um torcedor que estava sentado próximo ao campo chamou o defensor de "macaco" repetidamente. Após o ocorrido, os dois clubes paranaense também emitiram.
"Macaco não se cria no Couto Pereira. Vai embora Léo Pelé, seu macaco. Seu preto, macaco do c******. Vai embora. Aqui não, seu macaco. Aqui, não. Olha para cá, seu macaco, seu filho da p***", diz o homem em questão.
Nota do Coritiba:
O racismo jamais deve fazer parte do futebol. O que aconteceu com o atleta Léo é e sempre será inaceitável. Lamentável que tenha ocorrido em nosso estádio. Tomaremos todas as medidas que estiverem ao nosso alcance para identificar o agressor e continuaremos trabalhando para que isso jamais se repita.
Nota do Athletico:
O Athletico tomou conhecimento do vídeo que circula na internet, no qual torcedores proferem injúrias raciais contra nosso atleta Léo durante o Athletiba deste sábado (25).

O Athletico repudia veementemente qualquer ato de racismo, reafirmando que condutas dessa natureza são inaceitáveis e jamais serão toleradas.

O clube informa que está adotando todas as providências cabíveis para que os responsáveis sejam identificados e punidos na forma da lei. A prática de injúria racial é crime, equiparada ao racismo. A Lei Geral do Esporte também prevê punições severas para atos discriminatórios no ambiente esportivo, podendo resultar em sanções administrativas e até no banimento dos envolvidos.

O Athletico segue prestando total apoio ao atleta Léo. O compromisso do Athletico com a luta contra o racismo é inegociável, e o futebol deve ser um espaço de respeito, diversidade e inclusão.