Por parroyo

São Paulo - O desempenho acima do esperado da indústria chinesa ofuscou a pesquisa eleitoral do Ibope e o Ibovespa cravou a primeira alta da semana. O principal índice da Bovespa avançou 1,17%, para os 52.806 pontos. O giro financeiro foi de R$ 5,7 bilhões.

Publicidade

O Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar de maio mostrou recuperação do setor industrial da China e subiu de 48,1 para 49,7 pontos – o melhor resultado em cinco meses.

O dado elevou as ações das empresas ligadas às commodities, que haviam registrado fortes quedas nas últimas sessões da Bovespa, pressionadas por indicadores que sinalizavam para a desaceleração do gigante asiático. “Essa ideia perdeu força com o PMI, o que causou alta consistente do Ibovespa”, afirmou o analista da Corretora Magliano Henrique Kleine.

Ação da Vale subiu 1,68% após a indústria da China mostrar recuperaçãoDado Galdieri/Bloomberg

A ação da Vale (VALE5) subiu 1,68% acompanhada pelos papeis das siderúrgicas. A CSN (CSNA3) terminou estável e a Gerdau (GGBR4) teve elevação de 0,81%.

O papel da Petrobras (PETR4) também cravou ganho de 1,09% mesmo após a pesquisa do Ibope ter mostrado que a presidenta Dilma Rousseff recuperou três pontos percentuais e agora tem 40% das intenções de votos. Em pesquisas anteriores, as ações da estatal teriam subido como reflexo à queda da popularidade da presidenta.

“O levantamento mostrou que Aécio deu um salto de 14% para 20% nas intenções de voto e o mercado olhou mais para isso. Mas o dado positivo da China espalhou bom humor entre os investidores, o que acabou ofuscando um pouco a questão eleitoral”, afirmou Kleine.

Já os papéis dos bancos mostraram recuperação depois da forte queda na véspera por conta da decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) favorável aos poupadores que tiveram perdas com planos econômicos. A ação do Banco do Brasil (BBAS3) subiu 3,54%, a do Bradesco (BBDC4) teve avanço de 1,03% e a do Itaú (ITUB4) apresentou valorização de 1,23%.

Publicidade

Estados Unidos

Os dados da agenda americana foram avaliados de forma positiva e as bolsas caminhavam para fechamento no azul. Por um lado, o número de pedidos de auxílio desemprego ficou acima do esperado na última semana. No entanto, o indicador de venda de moradias usadas veio em linha com o esperado e o Índice de Gerente de Compras do setor industrial surpreendeu ao avançar de 55,4 pontos para 56,2 pontos na passagem de abril para maio, em leitura preliminar.

Por volta das 17h30, o Dow Jones subia 0,06%, o S&P avançava 0,24% e o Nasdaq tinha alta de 0,55%.

Publicidade

Dólar

No mercado de câmbio, o dólar subiu 0,24%, cotado a R$ 2,216 na venda. A alta foi estimulada pela declaração do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que afirmou notar a diminuição da demanda por swaps cambiais. Para o operador da Correparti Jefferson Rugik, a declaração pode ser entendida como uma pista de que a autoridade monetária pode interromper o programa de intervenções no mercado a partir de 30 de junho.


Você pode gostar