O BUI deixou de ser um cartão de passagem e passou a ser uma função inserida no RioCardHans Georg - Divulgação

Guapimirim – Usuários do RioCard nascidos entre julho e dezembro deverão atualizar informações sobre a renda salarial para continuar usando a tarifa social do Bilhete Único Intermunicipal (BUI). O prazo começa nesta segunda-feira (25) e vai até o próximo dia 24 de outubro.
O cronograma foi antecipado pela RioCard Mais a pedido da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro (Setram), tendo em vista que o período de atualização de informações salariais para os nascidos em julho, agosto e setembro só começaria em outubro, e para os nascidos em outubro, novembro e dezembro, em novembro.
A atualização é válida para todos os usuários nos municípios onde opera a bilhetagem da RioCard, inclusive em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Quem não o fizer terá de pagar os preços normais das tarifas de transportes públicos em vez dos valores com descontos do Bilhete Único Intermunicipal.
Para continuar utilizando a função BUI – que dá desconto ou isenta a passagem na segunda viagem durante o intervalo de até três horas –, a renda do usuário precisa ser de até R$ 3.205,20 por mês.
A determinação foi expedida pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que atendeu um pedido feito pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para mudar as regras e limitar a concessão da tarifa social conforme o rendimento do usuário. Antes, tinha direito quem recebia o equivalente ao teto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que em 2023 é de R$ 7.507,49.
Os nascidos nos meses citados que não atualizarem os rendimentos até a data limite terão a tarifa social do BUI cancelada automaticamente a partir de outubro.
Vale lembrar que usuários nascidos nos meses de abril, maio e junho têm até o próximo sábado (30) para atualizar dados salariais e, assim, manter o benefício do BUI.
Já os nascidos em janeiro, fevereiro e março que não atualizaram os dados em agosto passado poderão fazê-lo para reativar o benefício da tarifa social.
Vale destacar que o cancelamento do Bilhete Único Intermunicipal não interfere no cartão RioCard Mais. Simplesmente, o usuário não terá mais o benefício de ter a segunda viagem com desconto ou isenta.
A autodeclaração de rendimento poderá ser feita no aplicativo RioCard Mais, no WhatsApp RioCard Mais – telefone (21) 2127-4000 – ou no site Rio Bilhete Único (clique aqui).