A distribuição de absorvente faz parte do Programa de Dignidade Menstrual do Ministério da SaúdeFoto: Freepik - Uso gratuito

Guapimirim – O programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, disponibiliza absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade social, entre 10 e 49 anos. A iniciativa foi lançada em 2023 e está disponível em 31 mil farmácias credenciadas espalhadas em 4,6 mil cidades brasileiras. Em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, existem oito drogarias conveniadas.
Para ter direito ao absorvente, é necessário ter inscrição ante o Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. No caso de estudantes de instituições públicas de ensino, além da inclusão nesse banco de dados do governo federal para programas sociais, a renda familiar mensal precisa ser de até meio salário mínimo vigente. No caso de pessoas em situação de rua, não há limite de renda.
Para retirar o produto de higiene pessoal, é preciso apresentar um documento oficial com número do CPF e a Autorização do Programa de Dignidade Menstrual em formato digital ou impresso. Essa autorização precisa ser gerada por meio do aplicativo Meu SUS Digital (antigo Conecte SUS) ou no site (clique aqui) e ter validade de até 180 dias.
No caso de menores de 16 anos, a retirada do absorvente deverá ser feita por um responsável legal, segundo o Ministério da Saúde.
Em 2023, o Farmácia Popular atendeu 22 milhões de brasileiros, ao distribuir medicamentos de forma gratuita ou com até 90% de desconto. Além de absorvente, o programa contempla com o fornecimento de anticoncepcionais, medicação no tratamento de osteoporose, asma, diabetes e hipertensão e fraldas geriátricas.