Agentes de saúde de Guapimirim visitam domicílios para conscientizar os moradores sobre o combate ao mosquito transmissor da dengueFoto: Divulgação

Guapimirim – O município de Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terá processo simplificado para contratar agentes comunitários de saúde e agentes de combate a edemias. Ainda não há detalhes sobre como e quando ocorrerá essa iniciativa.
Foi constituída uma comissão organizadora para preparar o processo de contratação formada por integrantes da Secretaria Municipal de Saúde. A medida foi publicada no diário oficial do município da última quarta-feira (31).
Os preparativos para contratação e/ou eventual concurso ocorrem em meio à onda de casos de dengue em várias partes do Brasil. Em todo o ano de 2023, Guapimirim teve apenas quatro casos confirmados de dengue, enquanto que apenas em janeiro de 2024, 39 casos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde ao DIA.
Equipes da Vigilância em Saúde de Guapimirim estão visitando os domicílios para conscientizar sobre os cuidados preventivos contra o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.
Apenas nos primeiros 31 dias de 2024, o estado do Rio de Janeiro registrou mais de 17 mil casos da doença. Em todo o país, já foram registrados mais de 200 mil casos no mesmo período.