Imunizante contra a gripe no Brasil é fabricado pelo ButantanFoto: Butantan - Arquivo

Guapimirim – A edição 2024 da campanha de vacinação anual contra a gripe (Influenza) começa no próximo dia 25 de março para os estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, informou o Ministério da Saúde. E isso inclui Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
As localidades que quiserem podem antecipar o início da imunização. A antecipação da campanha, que costuma começar em abril, se deve ao elevado número de casos de doenças respiratórias no país. O primeiro lote de imunizantes já está sendo distribuído aos estados.
O imunizante utilizado é trivalente – protege contra três variantes de gripe – e tradicionalmente produzido pelo Instituto Butantan.
A vacina contra a gripe é destinada às seguintes populações-alvo:
* Crianças de 6 meses a 5 anos.
* Crianças indígenas de 6 meses a 8 anos.
* Trabalhadores da Saúde.
* Gestantes.
* Puérperas.
* Professores dos ensinos básico e superior.
* Povos indígenas.
* Idosos com 60 anos ou mais.
* Pessoas em situação de rua.
* Profissionais das forças de segurança e de salvamento.
* Profissionais das Forças Armadas.
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade).
* Pessoas com deficiência permanente.
* Caminhoneiros.
* Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso).
* Trabalhadores portuários.
* Funcionários do sistema de privação de liberdade.
* População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Outras informações
No caso das crianças que vão se vacinar pela primeira vez, a imunização é dividida em duas aplicações com intervalo de 30 dias entre ambas.
Já na Região Norte, a campanha ocorrerá no segundo semestre de 2024. “A mudança inédita na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período o inverno amazônico, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe”, justificou o Ministério da Saúde.
A questão é que no hemisfério sul o inverno se inicia em junho, enquanto que no hemisfério norte, em dezembro. E a gripe é uma doença sazonal, ou seja, ocorre em determinadas épocas do ano conforme estação e clima.
A meta para 2024 é imunizar 75 milhões de pessoas. No ano passado, houve baixa adesão por parte da população brasileira. O governo federal havia adquirido 81,8 milhões de doses de vacina contra Influenza e em um mês e meio de campanha apenas 34,7 milhões de pessoas, menos da metade, tinham se vacinado, o que fez com que a iniciativa se prorrogasse por mais alguns meses.