Guapimirim – O II Encontro de Mestres do Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro acontece em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nestas sexta-feira e sábado, 14 e 15 de junho, respectivamente. O evento tem como anfitriã a casa Ilê Axé Onixegum, tradicional comunidade de matriz africana, e reúne comunidades culturais quilombolas e caiçaras de 25 municípios fluminenses.
Dezenas de grupos ancestrais de afoxé, boi pintadinho, caiçara, candomblé, capoeira, caxambu, ciranda, folia de reis, jongo e umbanda, entre outros, marcam presença nesse encontro cujo objetivo é promover intercâmbio de mestras e mestres de comunidades centenárias da cultura popular fluminense.
De acordo com os organizadores, estão previstos seis espetáculos e rodas de patrimônio material, ademais de seis oficinas com mestres desses grupos. Para o sábado (15), por exemplo, tem atividades programadas na rede pública de ensino.
14h – Oficina de Jongo - Mestre Ana Cê. 15h – Oficina de Jongo - Mestre Ana Cê.
Além da instituição anfitriã, o evento é promovido pela Rede de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Floresta, Samba Jongo e Rio Criativo. Conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e do Governo Federal, via Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.
A Escola do Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro nasceu em 2022 e possui cinco núcleos: Guapimirim, Magé, Rio de Janeiro, Paraty e Quissamã.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.