Por luana.benedito

Rio - Quando o assunto é decoração, cortinas e persianas também marcam presença. Além de servirem como filtro ou barra para evitar o excesso de luz, garantem certa privacidade. E, ainda, têm a função de deixar o ambiente mais agradável. Seja com pregas, aplicações, plissados, tecidos transparentes, coloridos ou estampados. Não importa qual o modelo da cortina, afinal, vai depender do efeito que se deseja criar no espaço.

O importante mesmo na hora da escolha é que o item harmonize bem com o estilo de decoração e a paleta de cores pensada para aquele ambiente. E vale lembrar que há opções para todos os tipos de bolsos.

Mercado oferece cortinas e persianas que combinam em todos os ambientes%2C além de ter opções para o quarto da criançadaDivulgação

A loja virtual Mobly tem observado um aumento na procura por essas peças e preparou sugestões que podem deixar o seu o lar ainda mais aconchegante e funcional. Segundo a Mobly, as persianas são ótimas alternativas para as cortinas e têm ganhado cada vez mais espaço nas casas. Isso porque, além da praticidade (tanto no uso, quanto na limpeza), podem ser de diferentes materiais, cores e formatos — na vertical, na horizontal, de rolo e romanas, entre outros.

De acordo com a Mobly, não há regras. Em quartos, salas de estar e de jantar, a dica é deixá-las rentes ao chão, garantindo elegância e sensação de amplitude. Já locais como escritório e quarto infantil pedem cortinas que acompanhem a altura da janela.

Por um sono profundo

Com as férias, o momento é perfeito para recarregar as energias e dormir até tarde. E só com boas persianas e cortinas é possível impedir que a incidência de luz atrapalhe o sono. No mercado, existem cortinas e persianas de todos os tipos e materiais, que variam conforme a necessidade do projeto.

“A escolha deve ser feita com ajuda de lojas especializadas e profissionais que sabem sobre o assunto e podem indicar qual a melhor opção para cada ambiente”, explica Josias Scrock, proprietário da Diventare Pisos e Decoração.

Josias comenta ainda que para quartos, por exemplo, o indicado são persianas ou cortinas de tecido blecaute, pois reduzem e muito a incidência de raios solares, trazendo mais aconchego e até deixando o ambiente mais limpo.

“As persianas são interessantes, pois acumulam menos pó e são fáceis para limpeza. Dependendo da incidência do sol, o indicado é alinhar um blecaute em conjunto com a persiana. Por outro lado, cortinas possibilitam mais personalidade no ambiente e existem diversas opções de tecidos para combinar e adequar com cada um”, orienta Josias.

Você pode gostar