Por leandro.eiro

Rio - Pinball, discos de vinil, bala juquinha, refresco de groselha. Quem aí se lembra do pirocóptero, aquele pirulito que voa? Tudo isso fez parte de uma geração entre 1960 e 1990. E traz muitas saudades para quem viveu esta época e é apaixonado pela cultura retrô.

Opções de ambientes com móveis de época podem ser comprados na loja%2C no Shopping UptownDivulgação

Pensando nisso, o empresário Eduardo Maruche criou o primeiro centro de ativação da memória afetiva do país. Uma espécie de museu, com espaço de diversão e gastronomia, armazém, oficina de restauração. Lá, é possível saborear um pão com mortadela no capricho e uma deliciosa banana split ao som da Blitz, Cazuza ou outros tantos ídolos daquela época.

Os apaixonados por games podem comprar ainda objetos como o Atari, vídeo game que chegou ao Brasil na década de 80 e é considerado um símbolo cultural. Outras peças retrô, como bicicletas Caloi, mochila da Company, fitas cassete e até um mimeógrafo (quem aí se lembra dele?). Esses itens também estão à venda aos saudosistas de plantão, assim como outras diversas peças de antiquário.

“O espaço é para resgatar essas memórias tão valorosas para todos nós. Num mundo tão digital, é importante termos um espaço onde podemos relembrar os brinquedos de antigamente, como o carrinho de rolimã e o pega varetas, beber um refrigerante de garrafa e tomar um sorvete da infância. Um local maravilhoso e lúdico onde podemos levar nossos filhos e mostrar como era nossa vida quando crianças e jovens”, diz Eduardo Maruche, proprietário do Relíquias do Brasil.

Numa área de 500 metros quadrados, no centro comercial Uptown, na Barra da Tijuca, o Relíquias do Brasil também tem um espaço para eventos, como shows, feiras de antiguidades e um espaço para festas.

Além disso, o espaço tem uma agenda de eventos para agradar os visitantes, como as feiras de antiguidades e a ‘Noite do Vinil’. O Relíquias do Brasil também é parada obrigatória para os apaixonados por carros e motos. A loja conta também com um acervo automobilístico com uma moto Harley-Davidson, um Fusca, uma Chevrolet C-14 e um ônibus Mercedes-Benz Monobloco.

E que tal se tornar sócio de tudo isso?

Isso é possível, doando uma relíquia, que será exposta na loja, ou participando de um clube de vantagens. Das duas formas, o cliente ganha uma carteirinha e ainda consegue descontos nos itens comercializados.

Você pode gostar