Por leandro.eiro

Rio - O dourado já é uma cor conhecida na decoração. Mas os tons bronze e cobre também estão marcando presença e ainda proporcionam um toque de sofisticação aos ambientes. As cores metalizadas dão uma incrementada no visual de um espaço, seja em uma sala, cozinha ou banheiro. “Os tons prata e dourado sempre estiveram na decoração de ambientes, principalmente em itens decorativos. Mas, há alguns anos, cobre e bronze têm sido os queridinhos dos interiores. Presentes especialmente em itens decorativos (jarras e adornos), essas cores trazem elegância a um ambiente. E, ao mesmo tempo, possuem um caráter intimista”, destaca a arquiteta Cyntia Sabat.

Cozinha assinada pela arquiteta Cyntia Sabat%2C que inclui o tom bronzeDivulgação

No entanto, de acordo com a profissional, para usar essas cores, há algumas regrinhas. O mais importante é evitar a mistura do cobre e do bronze com demais tons metálicos. Quando usamos uma cor metálica, essa deve predominar, sobressair sobre os demais tons do ambiente. Ou seja, essa combinação é muito bem-vinda em espaços na tonalidade pastel, madeira e cores claras. Mas é importante também usar outra cor forte (como o vermelho, que é uma das mais utilizadas com cobre) para contrastar e harmonizar o espaço. Os tons marcantes, nesses casos, ficam para os adornos.

Opções para todo tipo de orçamento

“Todos ambientes podem receber detalhes em cobre, do banheiro à cozinha. O cobre e o bronze são muito utilizados em luminárias, lustres e pendentes. Isso se dá, principalmente, por esses itens serem parte de um todo e não o ponto principal de uma decoração. É claro que um pendente em cobre tende a chamar atenção e brilhar no espaço. Em geral, encontramos essas cores em itens como maçanetas, metais sanitários, molduras de quadros, pés de mesa e puxadores de gavetas, com acabamentos escovado ou brilhante. Em objetos, está em luminárias, lustres, porta-retratos, baldes, saladeiras, tachos, panelas e móveis como mesas laterais”, orienta Cyntia.

A sala%2C também da arquiteta Cyntia Sabat%2C com destaque em bronzeDivulgação

Se você se encantou com a combinação, as lojas de decoração oferecem inúmeras opções para todo o tipo de orçamento. A Etna, por exemplo, tem produtos que podem ser usados em todos os ambientes da casa, garantindo uma decoração moderna e requintada. Além disso, o dourado é a cor que traduz o brilho, a alegria e o bom humor de quem é do signo de Leão. A tonalidade representa os gostos dos aniversariantes de julho e agosto, como tirar férias para viajar, se divertir com os amigos e comprar coisas caras. Vale lembrar que sintonizar a escolha das cores que serão utilizadas de acordo com as características do signo de cada morador pode ser uma boa forma de trazer harmonia, bem-estar e leveza ao lar. A Etna também conta com opções para quem deseja se inspirar na astrologia na hora de mudar o visual dos cômodos.

Metais de tirar o fôlego

Para quem busca uma decoração refinada e deslumbrante, a linha de metais Ever ORB, da Doka Bath Works, empresa especializada em banheiras, cubas e metais de alto padrão, é uma alternativa, mas são dos sonhos. Isso porque os preços ainda são salgados. A linha tem 10 itens, como ducha de parede, saboneteira e toalheiro que trazem o conceito de design, inovação e conforto, tornando qualquer ambiente em um espaço exclusivo e elegante.

Você pode gostar