Por thiago.antunes

Rio - Na dúvida sobre como arrumar uma bela mesa de Natal? Quais os melhores itens? O que não pode faltar? Mesclar cores e decorar o ambiente com objetos natalinos deixa a noite ainda mais especial. A personal organizer Margô Belloni, parceira da Etna, dá algumas dicas. Uma delas é que, normalmente, na ceia de Natal é comum receber mais pessoas do que o número de cadeiras da mesa. A recomendação é servir o jantar à americana. "Nestes casos, pode-se apresentar a comida em forma de buffet: os pratos são dispostos em uma única mesa — que pode ser a própria mesa de jantar — ou em um aparador, e os convidados se servem à vontade", explica.

Ambientes com decoração natalina que podem ser usados como inspiração para a montagem da ceiaDivulgação

A profissional ainda conta que é comum em um jantar de Natal, mesmo quando se tem uma mesa grande, que os convidados fiquem entre os sofás, cadeiras ou pufes espalhados pela casa. "Como as pessoas se deslocam o tempo todo, é interessante dispor louça, taças e talheres em um aparador e deixar a mesa de jantar livre para compor arranjos florais e velas. Fica muito bonito e sofisticado", comenta. Outra sugestão é mesclar os objetos que vão compor a mesa. "O anfitrião pode optar por toalhas, guardanapos e aparelhos de jantar mais simples e caprichar nos acessórios, como marcadores de taça, velas e centros de mesa com estampas de Natal", diz Margô.

A arquiteta Nayara Macedo complementa que a criatividade é uma grande aliada. “Taças decoradas com folhagem ou nozes podem virar suportes para velas, dando um toque natalino. Gosto muito de utilizar taças de ponta-cabeça, como um castiçal. Na parte interna do vidro, é possível ousar na criatividade e inserir flores e sementes”, afirma. Segundo ela, garrafas de vinho vazias servem de suporte para velas. Copos podem ser enfeitados com renda — já existem opções adesivadas — e enchidos com água para acomodar velas flutuantes.

Ambientes com decoração natalina que podem ser usados como inspiração para a montagem da ceiaDivulgação

Para não deixar a decoração “pesada”, o arquiteto Fabiano Ravaglia indica, primeiro, selecionar a toalha. “Evite estampas, cores vibrantes ou exageradas. Para não ter erro na montagem da mesa, invista em cores monocromáticas, com detalhes apenas nas bordas. O branco liso é uma escolha que não tem erro. Se achar a toalha muito clássica, opte por jogos americanos. Os de crochê em cor natalina, como verde escuro ou vermelho, já trazem um elemento novo à mesa e não deixam de ser temático. Mais práticos e disponíveis em diferentes modelos, eles deixam a mesa de Natal mais moderninha, sem perder o brilho típico que a data pede”, ressalta.

Após escolher a toalha, o arquiteto orienta posicionar os pratos e verificar os espaços vazios. “Com essa informação, veja o que tem em casa que poderá ser útil. Vá acrescentando as peças, lembrando que há uma composição no plano horizontal (tampo da mesa) e no plano vertical (relação de altura das peças). No final, deverá haver uma harmonia dos elementos. Acrescente enfeites da árvore de Natal, velas, frutas secas, taças, guardanapos, porta-guardanapos, porta-talheres. Assim, toda a decoração vai se completando. Entenda o momento de parar para não ficar demais”, alerta.

Você pode gostar