Conselho é formado por representantes do governo municipal e da sociedade civil Foto Assessoria/Divulgação
Conselho Municipal da Igualdade Racial é considerado referência na região noroeste
Implantação aconteceu há uma semana, por iniciativa da iniciativa da Secretaria de Assistência Social
Italva – Formado por representantes do governo municipal e da sociedade civil, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Italva (RJ), é apontado como referência na Região Noroeste Fluminense. A implantação aconteceu dia nove último, na Câmara Municipal.
Garantida através da Lei Municipal nº 3.365/23, a iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (por meio do Departamento de Igualdade Racial) é considerada, pelo governo, um importante passo para a efetivação da política pública voltada para o tema.
A diretoria para o triênio 2024/2026 está formada com: presidente, Eva Silva de Souza (representante da sociedade civil); vice, Raphael Ribeirão Gomes (Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer); primeira secretária, Elma Justino Inácio Freitas (Secretaria de Saúde); segunda secretária, Octávia Augusta de Assis Moreira (Educação). Também já foi aprovado o Regimento Interno do Conselho.
A publicação define que os membros “contribuirão e configurarão o controle social das políticas públicas, para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões plenárias periódicas e discussões extraordinárias quando necessário”.
A Secretária de Assistência Social, Ângela Souza, e o Coordenador de Igualdade Racial, Sávio de Souza, realçaram a importância do Conselho: “É importante para trabalhar a intersetorialidade entre as políticas públicas para, de fato, conseguirmos avançar na pauta da Promoção da igualdade racial no município”, resumiu Ângela Souza. Várias personalidades participaram do evento.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.