O trilheiro que chega ao Pico da Coragem, de carro, a pé ou em gaiolas, tem uma vista para lá de privilegiadaDivulgação / Prefeitura de Japeri

Para quem prefere curtir um Carnaval tranquilo, longe da agitação dos blocos, há destinos maravilhosos que garantem um feriado com o máximo de sossego em meio a natureza e paisagens exuberantes, em Japeri, na Baixada Fluminense. E as opções de lazer vão do rapel, mergulho nas cachoeiras, voo livre e trilhas em meio a mata atlântica. São atividades que podem ser feitas em grupos e em família.

E se o desejo é ficar recolhido, o Instituto de Educação Santo Antônio (IESA), em Nova Iguaçu, vai oferecer o retiro de Carnaval “Vinde a Mim”, realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC), nos dias 2, 3 e 4 para os cristãos católicos, na Avenida barros Júnior, das 8h às 17, gratuitamente. Os fiéis das igrejas tradicionais, como Nossa Senhora da Conceição e Senhor do Bonfim, podem aproveitar!

Mas se o desejo é respirar ar puro, o esportista Carlos Alberto, de 57 anos, recomenda o Pico da Coragem e o Morro do Cruzeiro que possuem uma vista de tirar o fôlego. " As trilhas em meio a natureza que levam até o Pico da Coragem e o Morro do Cruzeiro são excelentes. No Pico, a vista é apaixonante. Esses passeios são uma ótima alternativa para quem busca tranquilidade neste período do carnaval , na região de Japeri", declarou.
O trilheiro que chega ao Pico da Coragem, de carro, a pé ou em gaiolas, tem uma vista para lá de privilegiada. Podem alcançar com seus olhos ou com a ajuda de binóculos, a cidade de Japeri, a Reduc, em Caxias, o rio Guandu, entre outros pontos. No trajeto, de 2,5 km, a Cachoeira da Saudade é uma opção refrescante e um alívio para chegar ao fim do trajeto.
O guia de turismo, Antônio Carlos da Silva Júnior, de 37 anos, está acostumado com esta exuberância e divide os momentos com visitantesnque costuma trazer para a região há dois anos. Ele garante que o passeio vale a pena. "As belezas naturais do Pico da Coragem são impressionantes. O Pico oferece uma vista privilegiada de boa parte da Baixada Fluminense. De lá avistamos o Rio Guandu, os maciços do Gericinó e Mendanha, a imponente Serra de Tinguá, e, por incrível que pareça, o Pico da Tijuca e o Cristo Redentor", citou.

Ele aconselha passeios com um guia ou uma pessoa que conheça o ambiente. Orienta ainda que é proibido interagir com animais silvestres, fazer fogueira, jogar lixo e levar aparelhos de som para o passeio.

Para os que curtem caminhada, as trilhas do Morro do Cruzeiro também fazem bastante sucesso na região e têm nível de dificuldade leve, ideal para os iniciantes.

O esporte de aventura é outra boa pedida. Rapel e caminhadas completam a experiência que podem ser vividas na Pedra Lisa, que fica na localidade rural do município.
Outro ponto que pode ser visitado por mochileiros apaixonados por adrenalina é a travessia Japeri x Seropédica na famosa ponte “balança mas não cai”. Ela começa no Centro de Japeri e vai rumo a Seropédica, com uma caminhada com direito a banho de rio.