"Projeto Botinho" existe desde 1963, sendo uma iniciativa pioneira na promoção da cultura de prevenção a acidentes marítimosFoto: Rui Porto Filho
Divididos em três turmas - Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos) - os participantes têm a oportunidade de aprender sobre prevenção de acidentes marítimos, realizando atividades lúdicas e orientadas. Ao final das duas semanas, recebem certificados e realizam demonstrações do que aprenderam durante o curso.
Carla Tomaz, mãe de Gabriel, de sete anos, destaca o respeito ao mar, a socialização com outras crianças e a compreensão da hierarquia militar como principais aprendizados. João Ferreira, de 13 anos, veterano no projeto, ressalta a superação do medo do mar e a paixão pela participação.
O "Projeto Botinho" existe desde 1963, sendo uma iniciativa pioneira na promoção da cultura de prevenção a acidentes marítimos. Considerada a maior colônia de férias gratuita da América Latina, a edição deste ano beneficia cinco mil crianças em todo o Estado, mil a mais do que nos anos anteriores. As atividades ocorrem das 8h às 11h em cerca de 30 praias fluminenses, envolvendo exercícios físicos na areia, instruções sobre as condições do mar, primeiros-socorros e conservação ambiental. A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Adjunta de Defesa Civil e da Secretaria Adjunta de Turismo, apoia a iniciativa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.