Serão eleitos delegados para a 4ª Conferência Nacional de CulturaFoto: Divulgação
Delegados de Macaé participam ativamente da Conferência Estadual de Cultura no Rio
Evento promovido pela Secec marcou discussões sobre Democracia e Direito à Cultura
Macaé – A etapa final da 5ª Conferência Estadual de Cultura, realizada no Teatro Riachuelo e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), encerrou-se na última quinta-feira. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec), contou com a participação ativa de delegados de Macaé, eleitos na 5ª Conferência Municipal de Cultura em setembro de 2023.
As discussões, iniciadas na manhã da quarta-feira (24), abordaram temas cruciais para a formulação de políticas públicas culturais. Na quinta-feira, a plenária final e a eleição de delegados para a 4ª Conferência Nacional foram os pontos altos, marcando o retorno desse evento após uma década.
O tema central da conferência, "Democracia e Direito à Cultura", norteou os debates que reuniram mais de 600 participantes, representando a sociedade civil e o poder público. O objetivo principal era a atualização do Plano Nacional de Cultura.
Representando Macaé, figuras-chave como Leandro Mussi, secretário de Cultura, Andréa Teixeira, responsável pelo Artesanato, e outros delegados setoriais contribuíram ativamente para as discussões.
Leandro Mussi ressaltou a importância do evento. "A 5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro foi mais que um encontro, foi um marco para a valorização e preservação de nossa rica herança cultural", destacou.
O segundo delegado mais votado do estado pela Setorial, Bará Brito, comentou sobre as articulações realizadas durante a conferência. "A conferência foi muito boa, com a participação do secretário Leandro Mussi. Conversamos com o secretário Executivo do MinC, Márcio Tavares, para articularmos políticas públicas", disse.
O evento, que representou um compromisso significativo com a cultura, contou com a realização de 65 conferências municipais e três intermunicipais no ano anterior, envolvendo mais de 90% dos municípios. A primeira etapa da Conferência Estadual de Cultura, transmitida ao vivo pelo YouTube em dezembro, foi um prelúdio para as intensas discussões que marcaram a etapa final.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.