Equipe técnica passou por curso de capacitação para implementar a atividadeFoto: Divulgação
Sandra acrescenta que a PrEP é uma abordagem preventiva que, quando utilizada corretamente, tem o potencial de reduzir significativamente o risco de transmissão do HIV.
“Nosso objetivo é aumentar o acesso à PrEP, garantindo que mais pessoas possam se beneficiar desta ferramenta de prevenção”, disse.
O médico infectologista e diretor técnico do Programa, Guilherme Ramos, durante a capacitação atuou como multiplicador do curso e falou da importância do atendimento para população.
“A PrEPé a mais nova tecnologia de prevenção ao HIV, introduzida no SUS, e é direcionada a pessoas a partir dos 15 anos, com peso igual ou superior a 35kg, que não têm o HIV e estão em maior risco de contrair o vírus”, explica.
Neste momento, o grupo que tem indicação para receber a profilaxia são os profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e gays, população trans e casais sorodircordantes (quando um tem o vírus e o outro não).
O Serviço de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, será oferecido por meio de agendamento, a partir da próxima segunda-feira (20). Os agendamentos serão realizados presencialmente nas segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 16h, na sede do Programa IST/Aids. O usuário deve levar qualquer documento com foto e o cartão do SUS do município de Macaé.
O Programa IST/Aids funciona na Rua Alfredo Backer, 177, Centro. Outras informações pelo telefone: (22) 2796-1704 ou pelo e-mail: dstaids@macae.rj.gov.br.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.