Operação envolveu diversos órgãos nesta quinta-feira (23) para estabelecer a ordem no localFoto: Ana Chaffin

Macaé - Nesta quinta-feira (23), uma força-tarefa foi realizada em um terreno na Avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia, conhecida como Linha Vermelha. Após monitoramento e denúncias de moradores, abrigos utilizados para consumo de entorpecentes e entulhos deixados por moradores em situação de rua foram removidos do local.
Cesar Romero, subsecretário de Ambiente e coordenador da operação, afirmou que esta foi a segunda intervenção realizada no espaço. A primeira ação ocorreu na última segunda-feira (20), quando equipes cadastraram pessoas em situação de rua vindas de Macaé e outras localidades.
"Realizamos vistorias regulares pela cidade para evitar riscos de segurança e ambientais. Identificamos que cerca de 25 pessoas utilizavam este terreno durante o dia, número que subia para cerca de 70 à noite. Nosso objetivo é implementar medidas que mantenham a ordem neste espaço", explicou Baldan Fernandes, representante do setor de Inteligência da operação.
A Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) também participou da operação, inspecionando o terreno com agentes de endemias. Foram removidos copos, lonas, baldes e móveis que poderiam servir como criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue e outras doenças. Luan Campos, coordenador da Cevas, anunciou que um trabalho de controle de roedores e caramujo africano será realizado.
"Os agentes vão criar um 'cinturão' no terreno para impedir que esses animais se desloquem para as residências próximas, garantindo a saúde pública", acrescentou Campos.
A ação contou com a colaboração de diversos órgãos de segurança e saúde, além de programas de integração e segurança urbana. Essas iniciativas visam criar um ambiente mais seguro e saudável para todos os moradores de Macaé, reforçando o compromisso com a manutenção da ordem e da saúde pública na cidade.